Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39911
Tipo: Artigo de Evento
Título: A avaliação por competências no currículo do ensino médio
Autor(es): Ciasca, Maria Isabel Filgueiras Lima
Santiago, Silvany Bastos
Palavras-chave: Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM);Avaliação da Educação;Behaviorismo
Data do documento: 2008
Citação: CIASCA, Maria Isabel Filgueiras Lima; SANTIAGO, Silvany Bastos. A avaliação por competências no currículo do ensino médio. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20 a 22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 1461-1471.
Resumo: Conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM) as propostas pedagógicas estabelecidas para as escolas devem incluir competências básicas, em seus conteúdos. Nesse sentido, Mello (2004), assinala que competência se caracteriza com a capacidade de mobilizar conhecimentos, valores e decisões para agir de modo pertinente em uma determinada situação. Uma competência não se deduz apenas do ato de fazer algo que pode ser objetivamente avaliado. Para a avaliação, há de se considerar também os conhecimentos, valores e atitudes do educando. Perrenoud (1999a) apresenta três versões que comumente se emprega para definir competência. A primeira versão trata de competência e objetivos: retoma-se a pedagogia tradicional de Bloom apud Perrenoud (1999b), na qual os objetivos de ensino são em termos de conduta e freqüentemente os educadores se utilizam dessa versão tradicional de competência. Essa abordagem não está superada, desde que se observem seus excessos como: o behaviorismo, as taxionomias intermináveis, o fracionamento de objetivos e a organização do ensino por objetivos. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39911
ISBN: 9788589872423
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_eve_miflciascasbsantiago.pdf641,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.