Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39899
Tipo: Artigo de Evento
Título: Evasão discente no Curso de Graduação em Estilismo e Moda da Universidade Federal do Ceará
Autor(es): Almeida, Regina Célia Santos de
Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem;Evasão - Discente;Educação Superior
Data do documento: 2008
Citação: ALMEIDA, Regina Célia Santos de. Evasão discente no Curso de Graduação em Estilismo e Moda da Universidade Federal do Ceará. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20 a 22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 1265-1277.
Resumo: Os sistemas de avaliação das Instituições de Ensino Superior (IES) foram criados por países da Europa e da América Latina na década de 1990. Esses sistemas têm como fundamento uma concepção meramente formativa e vêm se consolidando no meio acadêmico com o objetivo de desenvolver e implementar a qualidade da instituição e da formação dos estudantes (RISTOFF, 1996). No Brasil os processos de avaliação educacional foram regulamentados pela Lei no 10.861, de 14 de abril de 2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação de Ensino Superior (SINAES). Essa lei atribuiu à Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES), órgão colegiado de coordenação e supervisão do SINAES, a competência de estabelecer diretrizes, critérios e estratégias para o processo avaliativo da educação superior. Os processos avaliativos interno e externo produzem os indicadores de qualidade das instituições, dentre eles a taxa de evasão discente.[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39899
ISBN: 9788589872423
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_eve_rcsdealmeida2.pdf758,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.