Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39884
Tipo: Capítulo de Livro
Título: O novo paradigma técnico-produtivo e a qualificação do trabalhador
Autor(es): Lima, Francisca das Chagas Silva
Palavras-chave: Educação profissional;Trabalho-educação;Capitalismo contemporâneo;Modelo taylorista/fordista
Data do documento: 2014
Instituição/Editor/Publicador: Edições UFC
Citação: LIMA, Francisca das Chagas Silva. O novo paradigma técnico-produtivo e a qualificação do trabalhador. In: SOUSA, Antônia de Abreu; OLIVEIRA, Elenilce Gomes de (orgs.). Educação profissional: análise contextualizada. Fortaleza: Edições UFC, 2014. p. 67-78.
Resumo: Compreender a educação profissional na perspectiva da relação trabalho-educação constitui a finalidade deste artigo, cuja análise tem como referência as transformações atuais que se estão processando no mundo do trabalho e as demandas educativas resultantes desse processo, tendo como fio condutor as contradições que permeiam as relações sociais no capitalismo contemporâneo. As causas dessas mudanças, apontadas em vários estudos, são o "esgotamento" do modelo taylorista/fordista de produção, que tem bases técnicas e sociais assentadas na rigidez dos processos de produção, na permanência de tempos mortos e improdutivos, o que impede maior produtividade e a qualidade do produto. Convém destacar que a crise desse processo de produção está relacionada também a uma crise do modo de organização do trabalho e ao acirramento cada vez maior do conflito de classe na produção. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39884
ISBN: 978 85 7282 625 9
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_capliv_fcslima.pdf4,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.