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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39864
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Observação e atuação reflexiva no Estágio Supervisionado de Língua Inglesa: somente refletir não basta |
Título em inglês: | Reflective observation and reflective practice at the english supervised internship: reflection is not enough |
Autor(es): | Gregis, Rosi Ana Gregis, Hilaine |
Palavras-chave: | Estágio supervisionado;Língua inglesa;Ensino básico. |
Data do documento: | 2018 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Entrepalavras |
Citação: | GRÉGIS, Rosi Ana; GRÉGIS, Hilaine. Observação e atuação reflexiva no Estágio Supervisionado de Língua Inglesa: somente refletir não basta. Entrepalavras, Fortaleza (CE), v. 8, n. 3, p. 281-299, out./dez. 2018. |
Resumo: | Considerado o componente mais prático dos cursos de licenciatura, o estágio curricular carece de discussões teóricas e pesquisas que nos façam refletir sobre as práticas e os saberes docentes. Este artigo tem a finalidade de trazer observações de acadêmicos de Letras sobre aulas de língua inglesa no ensino básico, no período que realizam seu estágio supervisionado. Para complementar essas respostas, apresentamos a visão de professores sobre sua atuação e expectativas de aperfeiçoamento profissional. Nosso propósito neste trabalho também é repensar o papel do estágio nos cursos de Letras. A pesquisa é primordialmente qualitativa e dois questionários foram respondidos por alunos da disciplina de Estágio e por professores de Língua Inglesa do Ensino Básico no Rio Grande do Sul. A base teórica para esta pesquisa advém principalmente dos estudos de Hopkins (1985), Pimenta e Lima (2004), Pimenta e Ghedin (2012), Libâneo et al. (2012), Martinez (2009) e Richards e Rodgers (2001). Os resultados mostram que tanto os acadêmicos como os professores se preocupam sobre a importância do estágio supervisionado e sobre a necessidade de uma formação contínua dos professores. Esses sujeitos também estão conscientes da necessidade de se aliar as práticas pedagógicas a teorias bem alicerçadas. Sem dúvida, as práticas educativas no ensino de línguas precisam ir além da mera reflexão. |
Abstract: | As it is considered the most practical component of teaching undergraduate courses, the internship needs theoretical discussions and researches which make us think about the practices and the pedagogical knowledge in general. This article aims to bring undergraduate students’ observations about English classes at the primary and high school, when they do their internship. To complement those responses, we present the views of teachers on their performing, and also on their professional development. Our goal is also to reflect about the role of teaching practice at Languages undergraduate courses. The research is mainly qualitative and two questionnaires were answered by students taking their English internship, and by teachers of basic schools in Rio Grande do Sul, Brazil. The theoretical ground of this research mainly comes from the studies of Hopkins (1985), Pimenta and Lima (2004), Pimenta and Ghedin (2012), Libâneo et al. (2012), Martinez (2009), and Richards and Rodgers (2001). The research shows that the Languages students, and the teachers as well, are worried about the importance of the supervised internship and about the need of a long-lasting development by teachers. These subjects are aware of the necessity of joining pedagogical practices to renowned theories. Unquestionably, the educational practices in language teaching must go beyond reflection. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39864 |
ISSN: | 2237-6321 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | DLV - Artigos publicados em revistas científicas |
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