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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Dimensão formativa da escrita de si: vivências e necessidades de professores em formação inicial
Título em inglês: Formative dimension of self-writing: livingness and teachers’ necessities in initial formation
Autor(es): Kich, Bruna Viedo
Martins, Adriana Claudia
Palavras-chave: Processo formativo docente;Diário de classe;Aprendizagem da docência.
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: Revista Entrepalavras
Citação: KICH, Bruna Viedo; MARTINS, Adriana Claudia. Dimensão formativa da escrita de si: vivências e necessidades de professores em formação inicial. Entrepalavras, Fortaleza (CE), v. 8, n. 3, p. 161-180, out./dez. 2018.
Resumo: Este estudo tem como objetivo avaliar alguns aspectos relevantes das narrativas de professores em formação inicial, os quais envolvem não somente o movimento de escritura de diários de classe e a resistência à escrita, mas também a atividade de leitura desses diários e a tomada de consciência em relação aos acontecimentos da aprendizagem da docência. O contexto da realização da pesquisa deu-se durante o processo formativo de professores nas atividades realizadas no Estágio Supervisionado em Letras, em uma universidade pública do Rio Grande do Sul. Zabalza (2004), Telles (2002), Freire (1995, 1996) e Bakhtin (1992, 2010) são alguns dos teóricos que sustentam esta discussão. Com uma abordagem metodológica qualitativa, de cunho sociocultural (BAKHTIN, 2010, BOLZAN, 2006), elaboramos três categorias de análise: os enfrentamentos da vivência em sala de aula; as frustrações que tangenciaram a formação docente e a necessidade de readaptarse e emergir. O estudo revela que a formação inicial de professores desenha-se na relação entre os percursos de formação e de autoformação, e nas experiências pessoais, que envolvem tanto os conhecimentos adquiridos quanto estudantes da Educação Básica como a trajetória profissional. Constatamos que o estudante de Letras, ao escrever seus diários e refletir sobre a própria escrita, foi-se constituindo como um profissional autocrítico.
Abstract: This study aims to show the relevant aspects highlighted in teachers’ narratives in initial formation, which does not involve only the writing of these class diaries and the resistance to them, but also the activity of reading them and the awareness in relation to the teaching-learning events. The research context was situated during the teachers’ formative process, therefore, in activities performed in the Supervised Teaching Practice during the Language Course, in a public university, in Rio Grande do Sul state, Brazil. Zabalza (2004), Telles (2002), Freire (1995, 1996) and Bakhtin (1992, 2010) are some of the theorists who brace this discussion. We elaborated three categories of analysis considering a social-cultural qualitative methodological approach (BAKHTIN, 2010, BOLZAN, 2006), the confrontations in the classroom livingness, the frustrations that vectored the teaching formation, and the necessity of readapting and emerging. The study reveals that the initial teachers’ formation designs itself on the relation among the paths of formation and selfformation, in personal experiences, involving the knowledge as students that were in Primary Education and the professional history. It was determined that the Language Course undergraduate student was constituting him/herself and dialoguing by writing their diaries, putting him/herself as a self-critic professional.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39858
ISSN: 2237-6321
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

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