Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39831
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Perspectivas de implementação do atendimento educacional para surdocegos no Ceará |
Autor(es): | Bezerra, Luiz Carlos Souza Cavalcanti, Wanilda Maria Alves |
Palavras-chave: | Políticas públicas;Processo de ensino-aprendizagem;Avaliação educacional |
Data do documento: | 2008 |
Citação: | BEZERRA, Luiz Carlos Souza; CAVALCANTI, Wanilda Maria Alves. Perspectivas de implementação do atendimento educacional para surdocegos no Ceará. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20 a 22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 929-943. |
Resumo: | As políticas públicas, nos últimos anos, têm propiciado momentos de discussão, que buscam refletir sobre o processo de ensino-aprendizagem e avaliação educacional, de alunos com ou sem necessidades educativas especiais. Dessa forma, as práticas educativas e o planejamento educacional devem passar por reformulações a fim de atender à diversidade de alunos que chega a escola, e, que por muito tempo permaneceram à margem dos sistemas educacionais, como no caso de surdocegos e de tantos outros. De um modo geral, a escola não está preparada para atender esse público, especialmente porque desconhecem o que é a surdocegueira e quem é o surdocego. Esse fato repercute nas propostas educacionais, bem como, na oferta de serviços. Nesse caso, a escola precisa conhecer esses alunos, para que possam apoiar sua inclusão em ambientes onde o conhecimento circula cotidianamente. [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39831 |
ISBN: | 9788589872423 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2008_eve_lcsbezerra.pdf | 829,32 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.