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Title in Portuguese: O aluno surdo na escola regular: pontos positivos e negativos na visão de professores e coordenadores
Author: Soares, Maria Dagmar de Andrade
Saintrain, Maria Vieira de Lima
Silva, Rosângela Augusta da
Keywords: Declaração de Salamanca
Escola regular
Integração e inclusão
Issue Date: 2008
Citation: SOARES, Maria Dagmar de Andrade; SAINTRAIN, Maria Vieira de Lima; SILVA, Rosângela Augusta da. O aluno surdo na escola regular: pontos positivos e negativos na visão de professores e coordenadores. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20 a 22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 917-928.
Abstract in Portuguese: Em junho de 1994, é assinada a Declaração de Salamanca que proclama a escola regular inclusiva para o combate à discriminação, garantindo os direitos educacionais, acolhendo a toda a criança independente de suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais e lingüísticas. A política evidenciada por esta declaração foi adotada na maioria dos países e inspirou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação no Brasil (BRASIL, 1996). No entanto, as diretrizes oficiais e discussões sobre a integração/inclusão de surdos mostram ambigüidades e indefinições. Reconhecem por um lado o uso da língua de sinais como direito e como forma de garantir melhores condições de escolarização, entretanto, são vagas as recomendações para a escola regular e seus professores, não ficam especificadas as diretrizes no sentido de oportunizar a construção de uma condição bilíngüe do surdo ou de oferecer um ensino que em algum aspecto, seja desenvolvido por meio de língua de sinais.(SILVA E PEREIRA,2003). [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39830
metadata.dc.type: Artigo de Evento
ISBN: 9788589872423
Appears in Collections:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

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