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Tipo: Artigo de Evento
Título: Educação inclusiva em escola excludente: qual o papel da avaliação neste paradoxo?
Autor(es): Fiúsa, Rosefrance Alexandre
Santos, Elisabete Aparecida dos
Lima, Antônio Ferreira de
Palavras-chave: Diferenças;Individualismo;Educação inclusiva
Data do documento: 2008
Citação: FIÚSA, Rosefrance Alexandre; SANTOS, Elisabete Aparecida dos; LIMA, Antônio Ferreira de. Educação inclusiva em escola excludente: qual o papel da avaliação neste paradoxo? In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20 a 22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 898-916.
Resumo: A tessitura complexa da educação inclusiva tenta equacionar conceitos, aparentemente inconciliáveis ou porque não dizer paradoxais, que vão da semelhança à diferença; da inclusão à exclusão, num contexto que per si normatiza a tudo e a todos segundo códigos rígidos e fiéis ao capitalismo e a sociedade classista. Neste ínterim, nos alerta Lígia Amaral (1998:12) que “para falarmos de diferença, precisamos falar de semelhança, de homogeneidade, de normalidade, de correspondência a um dado modelo”. Diferença ou diferença significativa são construtos sociais inalienavelmente marcados pela força motriz da classe social, da raça, da idade, da característica física, mental e cultural. Na compreensão de Rosita Edler, a diferença pode ser conceitualizada como experiência, relação social, subjetividade e identidade. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39829
ISBN: 9788589872423
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