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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39829
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Educação inclusiva em escola excludente: qual o papel da avaliação neste paradoxo? |
Autor(es): | Fiúsa, Rosefrance Alexandre Santos, Elisabete Aparecida dos Lima, Antônio Ferreira de |
Palavras-chave: | Diferenças;Individualismo;Educação inclusiva |
Data do documento: | 2008 |
Citação: | FIÚSA, Rosefrance Alexandre; SANTOS, Elisabete Aparecida dos; LIMA, Antônio Ferreira de. Educação inclusiva em escola excludente: qual o papel da avaliação neste paradoxo? In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20 a 22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 898-916. |
Resumo: | A tessitura complexa da educação inclusiva tenta equacionar conceitos, aparentemente inconciliáveis ou porque não dizer paradoxais, que vão da semelhança à diferença; da inclusão à exclusão, num contexto que per si normatiza a tudo e a todos segundo códigos rígidos e fiéis ao capitalismo e a sociedade classista. Neste ínterim, nos alerta Lígia Amaral (1998:12) que “para falarmos de diferença, precisamos falar de semelhança, de homogeneidade, de normalidade, de correspondência a um dado modelo”. Diferença ou diferença significativa são construtos sociais inalienavelmente marcados pela força motriz da classe social, da raça, da idade, da característica física, mental e cultural. Na compreensão de Rosita Edler, a diferença pode ser conceitualizada como experiência, relação social, subjetividade e identidade. [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39829 |
ISBN: | 9788589872423 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
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