Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39739
Tipo: Artigo de Evento
Título: História da capoeira cearense na vida do mestre Zé Renato
Autor(es): Ferreira Neto, José Olímpio
Palavras-chave: História;Capoeira cearense;Arte;Mestre Zé Renato
Data do documento: 2014
Instituição/Editor/Publicador: XIII Encontro Cearense de Historiadores da Educação – ECHE
Citação: FERREIRA NETO, José Olímpio. História da capoeira cearense na vida do mestre Zé Renato. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2014. p. 125-140.
Resumo: É no toque dos instrumentos da capoeira, comandado pelo berimbau gunga, que essa pesquisa se inicia, movido pela curiosidade, desde minha adolescência, por conhecer a história da capoeira e, mais tarde, a história da capoeira cearense. Além da curiosidade, a vontade de contribuir, com minha parcela, para o reconhecimento e valorização dessa arte em nosso estado. O primeiro contato para pesquisa com o Mestre Zé Renato, o protagonista dessa história de vida que será, inicialmente, narrada nesse texto, aconteceu em 2011, num evento do Grupo Negaça Capoeira, do Prof. Popó, hoje contramestre, integrante do Grupo de Capoeira Confiança Brasil. O mestre se mostrou muito receptivo em colaborar com o trabalho, mostrando-se honrado, porém os desencontros do cotidiano adiaram a entrevista.[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39739
ISBN: 978-85-8126-065-5
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_eve_joferreiraneto.pdf869,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.