Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39692
Title in Portuguese: Educação do/no campo: (auto) biografias e trajetórias de alunos camponeses
Author: Lima, Andressa Arruda de
Silva, Edriano Pereira da
Medeiros, Emerson Augusto de
Keywords: Trajetórias educativas
Formativas no Ensino Médio
Processo de Ensino-Aprendizagem
Issue Date: 2013
Citation: LIMA, Andressa Arruda de; SILVA, Edriano Pereira da; MEDEIROS, Emerson Augusto de. Educação do/no campo: (auto) biografias e trajetórias de alunos camponeses. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013. p. 1661-1674.
Abstract in Portuguese: O presente texto tenciona construir uma discussão sobre as trajetórias educativas e formativas no Ensino Médio, de ex-alunos camponeses, do curso de Pedagogia, do Projeto Pedagogia da Terra- -UERN. Salientamos que o estudo advém de uma pesquisa em construção na disciplina Ensino de História, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN. O trabalho ancora-se nas narrativas (auto) biográficas dos sujeitos da pesquisa. Os estudos com narrativas (auto) biográficas segundo Momberger (2008) vêm crescendo fortemente no cenário educativo contemporâneo. Enquanto conjunto de representações que o indivíduo constrói da própria vida e de sua história, a (auto) biografia tornou-se um componente e um horizonte do campo educativo. O sujeito ao apresentar-se, descortinar-se, falar de si, instala um sistema de interpretação e de construção que situa, une e faz significar os acontecimentos da vida como elementos organizados no interior de um todo. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39692
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISBN: 978 85 7915 171 2
Appears in Collections:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013_eve_eamedeiros.pdf6,01 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.