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Tipo: Artigo de Periódico
Título: O processo de escolha de turmas e distribuição de carga horária no Distrito Federal: fuga por melhores condições de trabalho?
Título em inglês: The process of choosing classes and distribution of hours in the Federal District: escape for better working condictions?
Autor(es): Franco, Maira Vieira Amorim
Sousa, Fernando Santos
Medeiros, Danyela Martins
Medeiros, Jennifer de Carvalho
Palavras-chave: Formação Continuada;Trabalho docente;Portaria de distribuição de turma e carga horária
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: Revista Eletrônica Arma da Crítica
Citação: FRANCO, Maira Vieira Amorim; SOUSA, Fernando Santos; MEDEIROS, Danyela Martins; MEDEIROS, Jennifer de Carvalho. O processo de escolha de turmas e distribuição de carga horária no Distrito Federal: fuga por melhores condições de trabalho? Revista Eletrônica Arma da Crítica, Fortaleza (CE), ano 8, n. 10, p. 120-134, out. 2018.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar e trazer para o debate aspectos relativos ao processo de escolha de turmas e distribuição de carga horária dos professores da rede pública de ensino do Distrito Federal, que atuam nos anos iniciais. Este processo tem sido direcionado por uma portaria elaborada anualmente por meio de discussões entre governo e sindicato de professores. Entendemos que este instrumento norteador, adquire um caráter de direcionamento formativo e até mesmo uma alternativa de minimizar as precárias condições de trabalho por parte de professoras e professores. Identificamos que a portaria por meio de seus critérios de pontuação aponta caminhos para um aligeiramento da formação continuada, uma vez que em sua composição pontua melhor os professores que apresentam cursos apostilados, com elevado número de horas, desvalorizando os cursos presenciais principalmente os de maior carga horária, que demandam maior esforço e sólida formação teórico/prática. Tais questões acabam por proporcionar competição entre os pares e, categorias que operam dialeticamente como a valorização e desvalorização, o prazer e o sofrimento, o individualismo e a coletividade.
Abstract: The objective of this work is to analyze and bring to the debate aspects related to the process of class selection and distribution of hours of teachers of the public school system of the Federal District, which operate in the initial years. This process has been guided by an ordinance elaborated annually through discussions between government and teachers' union. We understand that this guiding instrument acquires a character of formative orientation and even an alternative to minimize the precarious working conditions on the part of teachers and teachers. We identified that the ordinance by means of its punctuation criteria points to ways of reducing the amount of continuing education, since in its composition it better scores the teachers who present a lecture course, with a high number of hours, devaluing the presential courses, mainly those with a higher load that demand greater effort and solid theoretical / practical training. Such issues eventually provide competition among peers and, dialectically operating categories such as valuation and devaluation, pleasure and suffering, individualism and collectivity.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39684
ISSN: 1984-4735
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

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