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Title in Portuguese: Efeitos da postura corporal, estresse percebido e o uso de equipamentos eletrônicos sobre o desempenho escolar entre adolescentes da Cidade de Fortaleza/CE
Title: Effects of body posture, perceived stress and the use of electronic equipment on school performance among adolescents from the City in Fortaleza / CE
Author: Almeida, Antônio Lucas Oliveira Góis
Macena, Raimunda Hermelinda Maia
Advisor(s): Macena, Raimunda Hermelinda Maia
Keywords: Desempenho Acadêmico
Serviços de Saúde Escolar
Issue Date: 5-Dec-2018
Citation: ALMEIDA, A. L. O. G.; MACENA, R. H. M. Impacto da incontinência urinária na qualidade de vida de gestantes com sobrepeso e obesidade. 2018. Artigo. (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
Abstract in Portuguese: Introdução: O desempenho escolar representa a habilidade que os indivíduos têm de exprimir o conhecimento obtido no processo ensino-aprendizagem no ensino formal. O marco teórico instituído no processo de ensino-aprendizagem pode, portanto, influenciar de maneira abrangente o nível de aprendizado e consequentemente o desempenho escolar. Para, além disso, existem outras questões que podem influenciar no desempenho escolar, dentre elas destacam-se as alterações posturais, os fatores estressantes e o uso de equipamentos eletrônicos. Objetivo: Analisar a associação entre padrão postural, estresse percebido e o uso de equipamentos eletrônicos sobre o desempenho escolar de adolescentes da cidade de cidade de Fortaleza/CE. Metodologia: Estudo seccional e descritivo realizado em Fortaleza-CE, entre agosto de 2015 a março de 2017, com 64 pré-adolescentes e adolescentes oriundos de uma escola pública de ensino fundamental em tempo integral. Foram coletados dados sociodemográficos, desempenho escolar, uso de materiais eletrônicos, estresse percebido e avaliação postural. Os dados foram digitados no programa Microsoft Office Excel® 2010 for Windows 2010 e analisados com o pacote estatístico SPSS®, versão 20.0. Resultados: A amostra era majoritariamente do sexo masculino (58,8%), cursava a sétima série (51,6%), frequentemente usava smartphone (75,0%) e computador (39,1%). Os indivíduos que apresentaram maiores prevalências de desempenho escolar inadequado (embora sem significância estatística) foram do sexo masculino (56,1%; p= <0,05), cursavam a sétima série (50,9%), informaram usar frequentemente smartphone (75,4%) e computadores (61,4%), possuíam mais alterações posturais (5 a 9 – 68,4%), em especial na posição da cabeça (78,9%) e no ombro (71,9%) e apresentavam pontuação de estresse superior a 21 pontos (61,4%), classificados como portadores de estresse moderado (96,5%). Conclusão: Neste estudo, apesar dos escolares do sexo masculino, com estresse moderado, que possuem alterações posturais e que utilizam smartphone apresentarem pior desempenho escolar não foi observada associação entre as variáveis estudadas.
Abstract: Introduction: School performance represents the ability of individuals to express knowledge obtained in the teaching-learning process in formal education. The theoretical framework established in the teaching-learning process can therefore influence comprehensively the level of learning and consequently the school performance. In addition, there are other issues that may influence school performance; among them are postural changes, stressors and the use of electronic equipment. Objective: To analyze the association between postural pattern, perceived stress and the use of electronic equipment on the school performance of adolescents from the city of Fortaleza / CE. Methodology: A cross-sectional and descriptive study carried out in Fortaleza-CE between August 2015 and March 2017, with 64 pre-adolescents and adolescents from a full-time public elementary school. Socio-demographic data, school performance, use of electronic materials, perceived stress and postural evaluation were collected. The data was entered in the Microsoft Office Excel® 2010 for Windows 2010 program and analyzed with the SPSS® statistical package, version 20.0. Results: The sample was predominantly males (58.8%), studied seventh grade (51.6%), frequently used smartphone (75.0%) and computer (39.1%). The individuals with the highest prevalence of inadequate school performance (although not statistically significant) were males (56.1%, p = 0.05), were in the seventh grade (50.9%), reported using smartphones frequently ( 75.4%) and computers (61.4%), had more postural changes (5 to 9 - 68.4%), especially in the head position (78.9%) and in the shoulder (71.9%) and had a score of more than 21 points (61.4%) classified as having moderate stress (96.5%). Conclusion: In this study, although the male students with moderate stress, who have postural alterations and who use a smartphone show worse school performance, there was no association between the studied variables.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39597
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
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