Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39412
Tipo: TCC
Título: Pescando letras: um programa de melhoria de vida dos pescadores e marisqueiras do Estado do Ceará
Autor(es): Silva, Maria de Fátima Nogueira da
Orientador: Moreira, Maria Lúcia de Sousa
Palavras-chave: Pescadores - Brasil, Nordeste;Pescadores - Educação;Marisqueiras - Educação;Pesca artesanal - Aspectos econômicos;Engenharia de Pesca
Data do documento: 2007
Citação: SILVA, Maria de Fátima Nogueira da. Pescando letras: um programa de melhoria de vida dos pescadores e marisqueiras do Estado do Ceará. 2007. 38 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Pesca)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2007.
Resumo: Historicamente, grande parte dos trabalhadores do setor pesqueiro está excluída da proteção social do Estado, situação agravada pelo alto índice de analfabetismo e ausência de qualificação. Seus direitos como trabalhadores não eram reconhecidos nas instâncias de participação e representação do setor. A Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca da Presidência da República inscreveu no seu Projeto Político o Programa Pescando Letras, um compromisso que se integra ao esforço nacional de ampliação do direito de acesso à alfabetização promovida pelo Ministério da Educação — MEC por meio do Programa Brasil Alfabetizado. A preocupação com o "universo" da pesca artesanal é bastante evidenciada nas diretrizes do Pescando Letras, pois há o respeito com o horário de trabalho dos pescadores, já que os mesmos dependem de uma boa condição meteorológica para que realizem uma boa pescaria, mas devido a diversos fatores, os estoques pesqueiros estão diminuindo e foi necessária a intervenção Federal para que haja um controle melhor dos recursos, por esse motivo existe o período de defeso e é nesse momento que o Programa Pescando Letras tem uma atuação mais presente entre os pescadores e suas famílias, pois teoricamente passam mais tempo em terra. O objetivo geral desse trabalho é discutir a importância desse Programa para as colônias de pescadores e marisqueiras no Estado do Ceará. Para tal adotou-se uma abordagem qualitativa de pesquisa com o uso de visitas e reuniões às colônias. A conclusão desse estudo aponta para alguns problemas inerentes a um processo educativo comuns aos novos Programas que procuram aliar realidade e trabalho. O Pescando Letras inicia uma trajetória entre educadores e pescadores onde o desafio maior centra-se no processo de conscientização destes últimos sobre a importância do aprender a ler a própria realidade e poder transformá-la, gerando a partir disso uma melhor qualidade de vida em todos os níveis.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39412
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE PESCA - Trabalhos Acadêmicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_tcc_mfnsilva.pdf36,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.