Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39373
Tipo: TCC
Título : Utilização de Copépodos enriquecidos com Spirulina Platensis durante a fase de reversão sexual da Tilápia do Nilo, Oreochromis Niloticus (Vr. Chitralada), em condições laboratoriais
Autor : Queiroz, Rafael Viana de
Tutor: Farias, Wladimir Ronald Lobo
Palabras clave : Tilápia (Peixe);Tilápia do Nilo (Peixe) - Reversão sexual;Engenharia de Pesca
Fecha de publicación : 2007
Citación : QUEIROZ, Rafael Viana de. Utilização de Copépodos enriquecidos com Spirulina Platensis durante a fase de reversão sexual da Tilápia do Nilo, Oreochromis Niloticus (Vr. Chitralada), em condições laboratoriais. 2007. 23 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2007.
Resumen en portugués brasileño: A larva da tilápia do Nilo, Oreochromis niloticus, durante os primeiros dias de vida, supre suas necessidades nutricionais com a reserva vitelínica, pois nem a boca encontra-se aberta nem o trato intestinal completamente formado. Após o consumo do vitelo, o peixe já é uma pós-larva e sua alimentação passa a ser exógena e é composta, principalmente, por microalgas e zooplâncton, principalmente, copépodos. O objetivo deste trabalho foi avaliar a eficiência do alimento natural durante o período de reversão sexual da tilápia do Nilo. O experimento constou de 3 tratamentos divididos em 3 repetições, com uma duração de 28 dias, utilizando uma densidade de 2 pós-larvas. L-1. No tratamento controle foi utilizada apenas ração contendo o hormônio masculinizante. Noutro tratamento foram utilizados copépodos e ração com hormônio e, em um terceiro tratamento, foram utilizados copépodos alimentados com a microalga Spirulina platensis além da ração contendo o hormônio. No início do cultivo, os peixes apresentaram peso médio inicial de 0,015 g e comprimento médio inicial de 0,8 cm. Após a reversão sexual (28 dias), foram obtidos, para os respectivos tratamentos, pesos e comprimentos finais de 0,190 g e 2,22 cm; 0,211g e 2,56 cm e 0,221 g e 2,70 cm. A análise estatística evidenciou que todos os tratamentos apresentaram pesos e comprimentos médios finais significativamente diferentes ao nível de significância de 5%, enquanto que a sobrevivência média, entre os tratamentos, não apresentou diferença significativa. O melhor resultado foi observado no terceiro tratamento (ração + copépodos enriquecidos com S. platensis), no qual houve maior ganho de biomassa e comprimento. Desta forma, podemos concluir que a oferta de alimento natural, durante a fase de reversão sexual da tilápia do Nilo, aumentou o desempenho das pós-larvas.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39373
Aparece en las colecciones: ENGENHARIA DE PESCA - Trabalhos Acadêmicos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2007_tcc_rvqueiroz.pdf23,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.