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Tipo: Dissertação
Título: Supervisão acadêmica do Projeto Mais Médicos para o Brasil: uma análise de suas potencialidades e propostas pedagógicas
Autor(es): Alencar, Mariana Amorim
Orientador: Mota, Maria Vaudelice
Coorientador: Sousa, Maria do Socorro de
Palavras-chave: Educação Médica;Educação Continuada;Atenção Primária à Saúde;Programas Governamentais;Visitas com Preceptor
Data do documento: 27-Nov-2018
Citação: ALENCAR, M. A. Supervisão acadêmica do Projeto Mais Médicos para o Brasil: uma análise de suas potencialidades e propostas pedagógicas. 2018. 138 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
Resumo: Essa pesquisa abordou a Supervisão Acadêmica do Projeto Mais Médicos para o Brasil (PMMB) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Procuramos analisar o seu desenvolvimento, refletir sobre suas práticas, dialogar sobre a possibilidade de novas intervenções, de modo a construir, em conjunto com os supervisores, um plano de ação. O PMMB integra uma das três ações estruturantes do Programa Mais Médicos (PMM), cuja finalidade é formar Médicos para o Sistema Único de Saúde (SUS). Busca realizar um processo de aperfeiçoamento profissional, mediante integração ensino-serviço, conforme a lógica da educação permanente. A Supervisão Acadêmica tem a missão de ofertar suporte aos médicos participantes para o fortalecimento das competências necessárias à atuação na atenção básica. Apesar das determinações nas normas vigentes, consideramos que falta uma delimitação mais clara em relação ao papel que o supervisor deve assumir neste Projeto e à metodologia de supervisão a ser utilizada, o que tem fomentado diferentes experiências em sua implementação. A revisão da literatura evidenciou que as concepções sobre a supervisão vêm se modificando bastante ao longo do tempo, tanto no campo da saúde, como no da educação. A UFC tem acumulado significativa experiência em relação à educação médica e participa deste Projeto desde sua implantação, em 2013. Dessa forma, realizamos uma pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa-ação com os dezessete supervisores vinculados ao PMMB desta instituição. A pesquisa foi organizada em quatro fases: exploratória/planejamento, entrevistas semi-estruturadas, oficinas e avaliação. Adotamos como base teórica para esse estudo a análise pragmática apresentada por Habermas (2004), estruturada a partir da teoria linguística de Humboldt. Toda a investigação foi baseada nos princípios da bricolagem. A análise mostrou que os supervisores exercem papeis diversificados nas práticas cotidianas, que requerem competências além das adquiridas nos processos usuais de formação. A pesquisa suscitou o conteúdo cognitivo das discussões morais e possibilitou validar consensos, promover acordos intersubjetivos e negociar compromissos. O plano de ação elaborado retratou as reflexões sobre as potencialidades da supervisão para qualificar a atuação dos profissionais da atenção básica e fortalecer a educação permanente. Além disso, apontou necessidades de aprimoramento do Projeto por parte da Coordenação Nacional.
Abstract: This research addressed the Academic Supervision of the More Doctors Project for Brazil (PMMB) of the Federal University of Ceará (UFC). We sought to analyze its development, to reflect on its practices, to discuss the possibility of new interventions, in order to build with the supervisors an action plan. The PMMB integrates one of the three structuring actions of the More Doctors Program (PMM), whose purpose is to train Doctors for the Unified Health System (SUS). This Project seeks to achieve professional improvement through teaching service integration, according to the logic of permanent education. The Academic Supervision has the mission of offering support to the participating physicians to strengthen the skills needed to work in primary health care. Despite the determinations in the current regulations, we believe that there isn´t no clear definition of the role that the supervisor should assume in this Project and the supervision methodology to be used. This has enabled different experiences in its implementation. The review of the literature has shown that conceptions about supervision have been changing considerably over time, both in health and in education. The UFC has accumulated significant experience in medical education and has participated in this Project since its implementation in 2013. Therefore, we performed a qualitative research, known as action research, with the seventeen supervisors of this institution linked to this Project. The research was organized in four phases: exploratory and planning; semi-structured interviews; workshops; and evaluation. We adopt as theoretical basis for this study the pragmatic analysis presented by Habermas (2004), structured from the linguistic theory of Humboldt. All research was based on the principles of bricolage. The analysis showed that supervisors play diverse roles in daily practices, which require skills beyond those acquired in the usual training processes. The research fostered the cognitive content of moral discussions making it possible to validate consensus, promote intersubjective agreements and negotiate commitments. The action plan portrayed the reflections on the potential of supervision to qualify the performance of primary care professionals and to strengthen continuing education. In addition, it pointed out needs for improvement of the Project by the National Coordination.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39363
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