Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39347
Title in Portuguese: Acompanhamento das etapas de reprodução e reversão sexual da Tilápia do Nilo, Oreochromis niloticus (Linnaeus, 1758), no Centro de Pesquisa em Aqüicultura Rodolpho von Ihering
Author: Pinheiro, Robson Nogueira
Advisor(s): Matos, Antônio Roberto Barreto
Keywords: Tilápia do Nilo (Peixe) - Reprodução
Tilápia do Nilo (Peixe) - Reversão Sexual
Engenharia de Pesca
Issue Date: 2007
Citation: PINHEIRO, Robson Nogueira. Acompanhamento das etapas de reprodução e reversão sexual da Tilápia do Nilo, Oreochromis niloticus (Linnaeus, 1758), no Centro de Pesquisa em Aqüicultura Rodolpho von Ihering. 2007. 28 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2007.
Abstract in Portuguese: A aqüicultura vem sendo considerada como uma das melhores alternativas para diminuir a pressão da pesca sobre os estoques pesqueiros naturais, como também para reduzir os impactos negativos que a exploração pesqueira indiscriminada pode causar nos ecossistemas aquáticos. O DNOCS é uma instituição que ao longo dos anos vem desenvolvendo novas tecnologias para produção de organismos aquáticos, e aprimorando as técnicas já existentes. O Estágio Supervisionado realizado no Centro de Pesquisa em aqüicultura foi realizado entre os meses de maio a agosto sempre sobre orientação do profissional. Durante essa vivência foram acompanhadas o cultivo de tilápia do Nilo Oreochromis niloticus (Linnaeus, 1758). Dentre as etapas podemos observar o acasalamento e reprodução, oferta de ração extrusada para os reprodutores, as etapas da coleta de ovos na boca das fêmeas, incubação artificial dos ovos bem como a seleção de larvas e seu povoamento, preparação do formol 4% e banhos de imersão dos ovos e larvas, preparação e administração da ração para a reversão sexual, amostragens dos indivíduos para determinação de seus pesos e monitoramento das quantidades das rações e horários das refeições a serem ofertadas com ração em pó, para com isso obter um sucesso na reversão sexual. Com base no que foi realizado, pode-se dizer que todas as atividades de vivência durante o trabalho contribuíram para ampliar os conhecimentos teóricos práticos sobre Aqüicultura, qualificando melhor para o exercício profissional como Engenheiro de Pesca.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39347
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:ENGENHARIA DE PESCA - Trabalhos Acadêmicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2007_tcc_rnpinheiro.pdf32,06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.