Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39315
Title in Portuguese: Acompanhamento do processo de reversão sexual, segunda alevinagem e comercialização da Tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus) na empresa Aquática Comércio e Indústria Ltda
Author: Gondim, Rafaella de Lima
Advisor(s): Sampaio, Silvana Saker
Keywords: Tilápia do Nilo (Peixe) - Reversão sexual
Tilápia do Nilo - Criação
Tilápia do Nilo - Comercialização
Engenharia de Pesca
Issue Date: 2007
Citation: GONDIM, Rafaella de Lima. Acompanhamento do processo de reversão sexual, segunda alevinagem e comercialização da Tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus) na empresa Aquática Comércio e Indústria Ltda. 2007. 33 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Pesca)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2007.
Abstract in Portuguese: O presente relatório foi elaborado com base nas observações feitas durante o Estágio Supervisionado realizado na Empresa Aquática Comércio e Indústria Ltda, situada na localidade de Umarizeiras, município de Maranguape, Ceará, no período de setembro a outubro de 2006. Durante o período do estágio foi possível acompanhar as etapas envolvidas no cultivo da tilápia do Nilo Oreochromis niloticus, incluindo a reversão sexual e o manejo dessa espécie. O processo de reversão sexual foi realizado com larvas recémnascidas, que foram estocadas em hapas de 2m3, com densidade de 5.000 pós-larvas/m3. A fase de reversão durou 28 dias e, durante esse período, os peixes foram alimentados seis vezes ao dia com ração em pó contendo 45% de proteína bruta (PB), adicionada do hormônio masculinizante, 17-ametiltestosterona. Depois da reversão, os peixes foram transferidos para viveiros escavados, sendo a densidade de estocagem de 30 alevinos/m3. Nessas condições, eles continuaram sendo alimentados com ração em pó seis vezes ao dia por mais uma semana e meia até atingirem peso médio de 5g. Quando atingiram esse peso médio, os alevinos foram selecionados para que ficassem todos com tamanho uniforme e, então, foram transferidos para os tanques-rede de 4m3 com densidade de 500 alevinos/m3. A partir daí, eles passaram a receber ração extrusada com 40% PB com péletes de 2 a 3mm quatro vezes ao dia, permanecendo até a venda. Esta experiência foi importante porque possibilitou a vivência prática dos conceitos teóricos adquiridos em sala de aula, o que contribui para preparar o profissional para o mercado de trabalho.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39315
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:ENGENHARIA DE PESCA - Trabalhos Acadêmicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2007_tcc_rlgondim.pdf33,77 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.