Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39308
Title in Portuguese: Uso de experimentos e contextualização da eletricidade em turmas de 3º ano
Author: Alves, Carlos Oscar Maia
Advisor(s): Oliveira, Ronaldo Glauber Maia de
Keywords: Eletricidade
Métodos experimentais em educação
Educação no ensino público
Resistores
Lâmpadas incandescentes
Issue Date: 2018
Citation: ALVES, C. O. M. Uso de experimentos e contextualização da eletricidade em turmas de 3º ano. 2018. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Instituto Universidade Virtual, Universidade Federal do Ceará, Caucaia, 2018.
Abstract in Portuguese: Este trabalho consistiu em uma realização de experimentos de eletricidade em sala de aula, pretendendo atestar os impactos desta prática na melhoria do processo ensino-aprendizagem. Para a mensuração dos efeitos, foram aplicados 3(três) blocos de perguntas relacionadas ao conteúdo de eletricidade lecionado tradicionalmente e através das demonstrações experimentais. O primeiro e o segundo bloco foram aplicados antes e depois das demonstrações experimentais. O terceiro bloco de questionamentos foi aplicado apenas uma vez, depois da realização de todos os experimentos (reais e virtuais). Pela análise dos dados obtidos, verificou-se uma tendência de melhoria na quantidade de acertos embora persistisse uma parcela significativa de alunos (as) continuando a responder errado. Entendeu-se que o pleno sucesso da utilização de demonstrações experimentais depende da existência de uma turma em que os estudantes apresentem disciplinamento e real interesse pelo aprendizado escolar e que esta é uma realidade que pode ser alcançada pelos profissionais docentes da rede pública.
Abstract: This work consisted in an experiment of electricity in the classroom, intending to attest to the impacts of this practice in the improvement of the teaching-learning process. For the measurement of effects, three blocks of questions related to the content of electricity traditionally taught and through the experimental demonstrations were applied. The first and second blocks were applied before and after the experimental demonstrations. The third question block was applied only once, after all the experiments (real and virtual). By analyzing the data obtained, there was a tendency to improve the number of correct answers, although a significant number of students continued to respond incorrectly. It was understood that the full success of the use of experimental demonstrations depends on the existence of a group in which the students present discipline and real interest for the school learning and that this is a reality that can be reached by the teachers of the public schools.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39308
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:FÍSICA-LICENCIATURA (EaD) - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_tcc_comalves.pdf569,29 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.