Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39293
Title in Portuguese: Aspectos técnicos para elaboração de um projeto de uma unidade de Larvicultura de litopenaeus vannamei
Author: Marques, Paulo Augusto Tavares de Souza
Advisor(s): Costa, Francisco Hiran Farias
Keywords: Camarão marinho (Crustáceo) - Brasil, Nordeste
Camarão marinho (Crustáceo) - Criação
Engenharia de Pesca
Issue Date: 2007
Citation: MARQUES, Paulo Augusto Tavares de Souza. Aspectos técnicos para elaboração de um projeto de uma unidade de Larvicultura de litopenaeus vannamei. 2007. 46 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Pesca)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2007.
Abstract in Portuguese: O presente projeto foi idealizado em conjunto no laboratório de produção de pós-larvas SeaLife Ltda., Cajueiro da Praia-Pi, tendo compreendido o acompanhamento das atividades necessárias a produção de pós-larvas (PLs) de Litopenaeus vannamei no sentido de se promover uma interação entre os conhecimentos teóricos e práticos necessários, garantindo um maior embasamento no momento de sua idealização. Durante este estágio minhas atividades foram divididas entre os setores do laboratório, passando alguns dias em cada setor, sempre mantendo a ênfase na estrutura física a fim de acumular conhecimentos que seriam posteriormente usados na idealização do projeto. A sua idealização propriamente dita, se deu no estágio nas instalações físicas da empresa Geoconsult consultoria, geologia e meio ambiente Ltda. O projeto consiste em um laboratório de produção de pós-larvas de camarão marinho Litopenaeus Vannamei, começando sua produção a partir da aquisição de náuplios recém eclodidos, não contendo o setor de acasalamento, maturação e desova. Com esse intuito desenvolvi o projeto, dimensionando todas as áreas necessárias para sua edificação, começando pelo setor de captação de águas oceânicas, seguido das larviculturas fase I e fase II, setores de produção de alimentos naturais, setor de vendas e diversos setores de apoio e logística. Tudo idealizado no sentido de criar uma sugestão de laboratório com instalações apresentando menores custos, com uma menor produção, seguindo as tendências do mercado, como podemos observar nas fazendas de engorda, que os produtores estão optando por cultivos em baixa densidade, requerendo menor quantidade de pós-larvas, e com menor preço.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39293
Appears in Collections:ENGENHARIA DE PESCA - Trabalhos Acadêmicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2007_tcc_patsmarques.pdf53,28 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.