Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39292
Title in Portuguese: Maturação do camarão marinho Litopenaeus vannamel: o modelo de produção da aquacrusta ltda (Acarau-Ce)
Author: Rocha, Natalia dos Santos
Advisor(s): Costa, Francisco Hiran Farias
Keywords: Camarão marinho (crustáceo) - Brasil, Nordeste
Camarão marinho (Crustáceo) - Criação
Engenharia de Pesca
Issue Date: 2007
Citation: ROCHA, Natalia dos Santos. Maturação do camarão marinho Litopenaeus vannamel: o modelo de produção da aquacrusta ltda (Acarau-Ce). 2007. 37 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Pesca)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2007
Abstract in Portuguese: O presente trabalho foi realizado no período de fevereiro de 2007 no laboratório de maturação da Aquacrusta Marinha Ltda., Acaraú-Ce, tendo compreendido o acompanhamento das atividades rotineiras necessárias a produção de naúplios de Litopenaeus vannamei. Todas as práticas diárias realizadas nos setores de Quarentena, Maturação e Reprodução, Desova e Eclosão foram enfocadas, desde a escolha de reprodutores, manipulação hormonal, observação macroscópica de fêmeas fertilizadas, desova e eclosão dos ovos até a contagem de naúplios para larvicultura e ou para a comercialização. A Maturação da Aquacrusta Marinha Ltda. cumpre todas as práticas de biossegurança no laboratório, desde processos de desinfecção e esterilização da água de captação, equipamentos e utensílios utilizados em todas as instalações até a aplicação de medidas profiláticas e manejo alimentar em reprodutores de L. vannamei. Conseqüentemente, isso torna este setor mais habito a produzir náuplios de excelente qualidade condições semelhantes às encontradas em outros laboratórios, garantindo a larvicultura náuplios de excelente qualidade. Por outro lado, a instabilidade da temperatura durante os períodos chuvosos (que segue nos meses de janeiro a abril) de apresenta-se como fator limitante, visto que durante esse período, ocorre mudanças de temperaturas que podem afetar a reprodução e o desenvolvimento dos reprodutores no laboratório e diminuir a taxa de eclosão, como conseqüência ocorre a diminuição de náuplios.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39292
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:ENGENHARIA DE PESCA - Trabalhos Acadêmicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2007_tcc_nsrocha.pdf38,79 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.