Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39291
Title in Portuguese: Cultivo integrado de tilápias, oreochromis niloticus, camarões, Litopenaeus vannamei, ostra do mangue, Crassostrea rhyzophorae, e macroalgas marinhas em laboratório: determinação dos teores de amônia e turbidez na água
Author: Rocha, Nayana Moura da
Advisor(s): Farias, Wladimir Ronald Lobo
Keywords: Tilápia (Peixe) - Criação
Camarão (Crustáceo) - Criação
Ostra do Mangue - Criação
Macroalgas marinhas - Cultivo
Engenharia de Pesca
Issue Date: 2007
Citation: ROCHA, Nayana Moura da. Cultivo integrado de tilápias, oreochromis niloticus, camarões, Litopenaeus vannamei, ostra do mangue, Crassostrea rhyzophorae, e macroalgas marinhas em laboratório: determinação dos teores de amônia e turbidez na água. 2007. 37 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2007..
Abstract in Portuguese: Nas últimas décadas, a aqüicultura obteve um importante desenvolvimento mundial, mas a intensificação da atividade resultou em alguns impactos ambientais negativos, gerados principalmente, pelos efluentes dos cultivos que contêm elevadas concentrações de nutrientes dissolvidos, principalmente amônia, além de outros sólidos em suspensão. O objetivo deste trabalho foi acompanhar a qualidade de água, através da determinação das concentrações de amônia e turbidez, em um sistema de aqüicultura integrada, utilizando tilápias (Oreochromis niloticus), camarões (Litopenaeus vannamei), sedimentação, ostras (Crassostrea rhyzophorae) e macroalgas marinhas de várias espécies. Para isso, foram utilizadas duas baterias de quatro aquários, cada bateria foi composta de um aquário para o cultivo de tilápias ou camarões, um aquário destinado à sedimentação dos restos de ração e dejetos, um aquário para o cultivo de ostras e um aquário para o cultivo de algas. Após a estocagem dos organismos, diariamente, a água foi recirculada, passando de um aquário a outro. O sistema foi monitorado através da determinação dos níveis de amônia, turbidez, temperatura, salinidade e oxigênio dissolvido. As ostras apresentaram excelente poder de filtração durante todo o experimento, reduzindo significativamente os elevados níveis de amônia e turbidez da água de sedimentação. Com relação às macroalgas, as espécies Amansia multifida, Gracilaria cervicornis e Ulva lactuca foram capazes de assimilar amônia do sistema, no entanto a última não se adaptou às condições de laboratório. O estabelecimento deste sistema integrado possibilitou o reuso da mesma água durante um período de quatro meses. A melhoria da qualidade da água realizada pelas ostras e macroalgas resultou em um moderado crescimento das tilápias e em um excelente crescimento do camarão L. vannamei. Assim, a utilização de sistemas de aqüicultura integrada pode ser uma boa ferramenta para mitigar os impactos ambientais da aqüicultura intensiva.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39291
Appears in Collections:ENGENHARIA DE PESCA - Trabalhos Acadêmicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2007_tcc_nmrocha.pdf37,37 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.