Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39248
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Avaliação do ensino e aprendizagem na visão Foucaultiana |
Autor(es): | Miranda, Naiola Paiva de |
Palavras-chave: | Língua Portuguesa;Escolarização;Ensino |
Data do documento: | 2008 |
Citação: | MIRANDA, Naiola Paiva de. Avaliação do ensino e aprendizagem na visão Foucaultiana. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20 a 22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 1835-1841. |
Resumo: | Apesar dos altos índices de escolarização, uma considerável parcela dos alunos da escola pública brasileira se encontra no estágio crítico e muito crítico no que se refere ao seu desempenho em Língua Portuguesa, notadamente à alfabetização, condição imperiosa às demais disciplinas escolares e ainda à vida em sociedades letradas (BRASIL, 2000, 2002, 2003, 2007). Historicamente, tem-se reduzido o problema do analfabetismo escolar aos métodos de alfabetização. Embora a procura pelo melhor método ainda seja insistente, na visão de Soares (2005a), essa discussão é considerada um retrocesso, haja vista o conceito reducionista que se tem de método, considerado como seleção de um único caminho e material didático, regido com intenso controle, desconsiderando-se o processo de aquisição da língua e os conhecimentos prévios dos alunos. [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39248 |
ISBN: | 9788589872423 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2008_eve_npmiranda.pdf | 676,82 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.