Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39247
Tipo: Artigo de Evento
Título: A importância do pré-teste na construção de instrumentos de avaliação
Autor(es): Alves, Ana Paula Martins
Lima, Maria Leonir do Nascimento
Silva, Olívia Coelho da
Marques, Cláudio de Albuquerque
Palavras-chave: Alfabetização;Crianças;Ensino da aprendizagem
Data do documento: 2008
Citação: ALVES, Ana Paula Martins; LIMA, Maria Leonir do Nascimento; SILVA, Olívia Coelho da; MARQUES, Cláudio de Albuquerque. A importância do pré-teste na construção de instrumentos de avaliação. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20 a 22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 1824-1834.
Resumo: A eficácia na alfabetização de crianças ainda é uma das grandes preocupações das políticas públicas, no âmbito educacional, em nosso país. A escrita, a leitura e a compreensão textual são fatores determinantes nesse processo. Não se pode, no entanto, esquecer que uma não é independente da outra, pelo contrário, ambas se completam. Segundo Grossi (1990, p. 17), “a apreensão da psicogênese da alfabetização e a sua aplicação em sala de aula implica, portanto uma mudança radical de ótica a respeito da aprendizagem a ênfase exclusiva na cópia, durante as etapas iniciais da aprendizagem”. A necessidade de entender que a função da escrita não é somente a reprodução de textos, principalmente através de cartilhas, é uma preocupação presente em muitas escolas brasileiras, uma vez que: [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39247
ISBN: 9788589872423
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_eve_apmalves.pdf1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.