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dc.contributor.authorMarques, Cláudio de Albuquerque-
dc.contributor.authorAguiar, Rui Rodrigues-
dc.contributor.authorCampos, Márcia Oliveira Cavalcante-
dc.date.accessioned2019-01-25T16:01:40Z-
dc.date.available2019-01-25T16:01:40Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.citationMARQUES, Cláudio de Albuquerque; AGUIAR, Rui Rodrigues; CAMPOS, Márcia Oliveira Cavalcante. Programa Alfabetização na Idade Certa: concepções, primeiros resultados e perspectivas. CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20 a 22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 57-80.pt_BR
dc.identifier.isbn9788589872423-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39236-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectSistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB)pt_BR
dc.subjectExame NacionalDesempenho dos Estudantes (ENADE)pt_BR
dc.titlePrograma Alfabetização na Idade Certa: concepções, primeiros resultados e perspectivaspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO campo da avaliação educacional no Brasil tem se desenvolvido, sobremaneira, na última década. Atualmente, temos um conjunto complexo de avaliações de larga escala em todos os níveis de ensino, tais como Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Exame Nacional de Certificação de Jovens e Adultos (ENCEJA) e Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) (ABICALIL, 2002; CASTRO, 2000). Somem-se a esses modelos de avaliação outros conduzidos por diversos governos estaduais, como Bahia, Ceará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, dentre outros (BARRETTO et al., 2001; GATTI, 2002; VIANNA, 2005). [...]pt_BR
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