Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39233
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | A alfabetização e a avaliação |
Autor(es): | Alves, Marly dos Santos |
Palavras-chave: | Alfabetização;Processo de Ensino-Aprendizagem;Escrita |
Data do documento: | 2008 |
Citação: | ALVES, Marly dos Santos. A alfabetização e a avaliação. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20 a 22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 7-25. |
Resumo: | Por muitos anos, a concepção de alfabetização apresentava como pressuposto o ensino e aprendizagem do sistema alfabético de escrita, ou seja, ler seria decodificar os sinais gráficos para transformá-los em som, e escrever, codificar os sons da fala transformando-os em sinais gráficos. Posteriormente, com os estudos realizados por Emília Ferreiro e Ana Teberosky sobre a psicogênese da língua escrita, a concepção da alfabetização faz com que o ensino deixe de ser visto como o domínio de correspondências entre grafemas e fonemas (decodificação e codificação), passando a designar o aprendizado inicial da leitura e da escrita, da natureza e do funcionamento do sistema de escrita. [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39233 |
ISBN: | 9788589872423 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2008_eve_msalves.pdf | 1,02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.