Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39177
Tipo: Livro
Título: Cabeleira, um herói sertanejo às avessas
Autor(es): Siqueira, Ana Maria Alves
Palavras-chave: Literatura brasileira;Estudo de romance;Formação brasileira
Data do documento: 2017
Instituição/Editor/Publicador: Imprensa Universitária
Citação: SIQUEIRA, Ana Maria Alves. Cabeleira, um herói sertanejo às avessas. E-book. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2017. 236 p. (Estudos da Pós-Graduação). Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39177. Acesso em:
Resumo: este trabalho analisa O Cabeleira como romance-chave para se compreender uma parte do longo processo de afirmação de autonomia da literatura brasileira, buscando salientar a perpetuação, atualização e modificação de substratos da herança medieval portuguesa em nossa tradição literária, enfatizando o trabalho de transformação, climatização e recriação desses substratos graças à apropriação crítica realizada pelo autor. Esperamos que este estudo ofereça contribuição para melhor compreender a produção literária de Franklin Távora, um dos primeiros escritores a se dedicar às tradições populares do Nordeste brasileiro, e a delinear os entrelaçamentos desta produção com suas fontes portuguesas, como também renovar o olhar sobre a produção literária do autor, cuja diversidade, advinda da mescla de estilos e objetivos, ainda não foi bem compreendida pela crítica literária.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39177
Aparece nas coleções:IU - Livros
PRPPG - Livros

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_liv_amasiqueira.pdf1,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.