Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39169
Tipo: Artigo de Evento
Título: Educação nos presídios do Ceará: marcos históricos e perspectivas
Autor(es): Maciel, Antonia Kátia Soares
Pinheiro, Tágila de Souza
Chaves, Flávio Muniz
Palavras-chave: Educação;Importância da educação;Criminalidade
Data do documento: 2013
Citação: MACIEL, Antonia Kátia Soares; PINHEIRO, Tágila de Souza; CHAVES, Flávio Muniz. Educação nos presídios do Ceará: marcos históricos e perspectivas. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013. p. 757-769.
Resumo: Resgatar a história na perspectiva de apontar nortes para a compreensão da importância da legitimidade de se garantir educação nos espaços de privação e restrição de liberdade como enfrentamento da criminalidade e da reincidência de ex-apenados é dar ao homem a garantia de direitos além da chance de se reconstruir, de se fazer um novo ser, como faz referência Paulo Freire em Pedagogia do Oprimido: “Não há também, diálogo, se não há uma intensa fé nos homens. Fé no seu poder de fazer e de refazer. De criar e recriar. Fé na sua vocação de ser mais, que não é privilégio de alguns eleitos, mas direito dos homens” (1987, p.45). Dar-lhes condições de se repensar e de se fazer um novo homem não deve ser condição de privilégio, mas garantir-lhe o direito ontológico de ser mais. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39169
ISBN: 978 85 7915 171 2
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_eve_fmchaves.pdf2,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.