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Tipo: Artigo de Evento
Título : Educação especial: primeiras iniciativas de atendimento às pessoas com deficiência no Brasil
Autor : Cardoso, Ana Paula Lima Barbosa
Pontes Júnior, José Airton de Freitas
Carvalho, Wirla Risany Lima
Palabras clave : Educação Especial no Brasil;Estado Brasileiro;Caminho metodológico
Fecha de publicación : 2013
Citación : CARDOSO, Ana Paula Lima Barbosa; PONTES JÚNIOR, José Airton de Freitas; CARVALHO, Wirla Risany Lima. Educação especial: primeiras iniciativas de atendimento às pessoas com deficiência no Brasil. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013. Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013. p. 744-756.
Resumen en portugués brasileño: O objetivo deste artigo é descrever e analisar a trajetória de constituição da Educação Especial no Brasil considerando as primeiras iniciativas de atendimento e a formulação de políticas educacionais destinadas às pessoas com deficiência. A tônica é dada por elementos históricos que buscam situar a Educação Especial no contexto de organização do Estado brasileiro e de suas políticas educacionais. O período analisado compreende os últimos anos do séc. XVIII à década de 1990, quando o discurso da educação inclusiva de pessoas com deficiência ganhou força no Brasil. Esta análise é excerto dos estudos de mestrado1 , assumindo como caminho metodológico a pesquisa bibliográfica de fontes dedestaque (JANNUZZI, 2006; MAZZOTTA, 2005; BUENO, 2008) nas áreas da Educação Especial e educação brasileira (FREITAG, 2005). [...]
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39168
ISBN : 978 85 7915 171 2
Aparece en las colecciones: PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

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