Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39157
Title in Portuguese: A alfabetização e a avaliação
Author: Alves, Marly dos Santos
Keywords: Alfabetização
Processo de Ensino-Aprendizagem
Processo de escrita
Issue Date: 2008
Citation: ALVES, Marly dos Santos. A alfabetização e a avaliação. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20-22 de novembro de 2008, Fortaleza, Ceará. Anais... Fortaleza, Ceará: UFC, 2008. p. 7-25.
Abstract in Portuguese: Por muitos anos, a concepção de alfabetização apresentava como pressuposto o ensino e aprendizagem do sistema alfabético de escrita, ou seja, ler seria decodificar os sinais gráficos para transformá-los em som, e escrever, codificar os sons da fala transformando-os em sinais gráficos. Posteriormente, com os estudos realizados por Emília Ferreiro e Ana Teberosky sobre a psicogênese da língua escrita, a concepção da alfabetização faz com que o ensino deixe de ser visto como o domínio de correspondências entre grafemas e fonemas (decodificação e codificação), passando a designar o aprendizado inicial da leitura e da escrita, da natureza e do funcionamento do sistema de escrita. Essa nova concepção de alfabetização traz para a sala de aula a contextualização de leituras significativas, utilizando-se os mais variados gêneros textuais encontrados na sociedade, na escola, no ambiente a que a criança está inserida, com o objetivo de facilitar-lhe a aprendizagem.[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39157
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISBN: 978 85 89872 4 3
Appears in Collections:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2008_eve_msalves.pdf1,02 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.