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Tipo: Artigo de Evento
Título: História da educação brasileira: dos jesuítas ao movimento da Escola Nova
Autor(es): Souza, Cezar Amario Honorato de
Fialho, Lia Machado Fiuza
Palavras-chave: Educação Brasileira;Período da República;Século XX
Data do documento: 2013
Citação: SOUZA, Cezar Amario Honorato de; FIALHO, Lia Machado Fiuza. História da educação brasileira: dos jesuítas ao movimento da Escola Nova. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013, p. 635-648.
Resumo: A educação brasileira desenvolveu-se, inicialmente, pela pedagogia católica, sendo exercida, principalmente, pelas ordens jesuítas. Estas foram determinantes no domínio da educação da colônia portuguesa durante um longo período. Posteriormente, a educação brasileira começou a ser responsabilidade do estado, ou pelo menos, a regulamentação e a orientação dos fins da nossa educação passou a ser definida por este. Deste modo, a partir do século XIX, o tema da educação começou a ter mais destaque nos debates institucionais do país. Entretanto, do ponto de vista de uma educação democrática, na perspectiva das camadas mais pobres terem acesso à educação pública e gratuita, foi somente a partir do século XX que esta possibilidade foi possível. Este debate foi mais contundente depois que o Brasil se tornou República, com destaque para a década de 20, em que várias reformas educacionais foram realizadas em diversos estados do Brasil. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39154
ISBN: 978 85 7915 171 2
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