Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39145
Tipo: Artigo de Evento
Título: Uma nova concepção sobre o ensino médio integrado ao profissional
Autor(es): Nascimento, Ana Carolina Veras do
Santos, Maria Carolina Feitoza dos
Palavras-chave: Decreto nº 5.154/041;Cidadania;Declaração de Bonn
Data do documento: 2013
Citação: NASCIMENTO, Ana Carolina Veras do; SANTOS, Maria Carolina Feitoza dos. Uma nova concepção sobre o ensino médio integrado ao profissional. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013, p. 590-602.
Resumo: Neste estudo, interessa-nos tratar do ensino técnico profissionalizante, implementado pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva através do Decreto nº 5.154/041 e da Lei 11.741/08, que prevê alternativas de articulação do ensino médio com o ensino profissionalizante. As primeiras ideias a respeito desse projeto considerado “inovador” foram discutidas principalmente no ano de 2004 na reunião internacional “Aprender para o Trabalho, a Cidadania e a Sustentabilidade” ocorrida na Alemanha, em 2004. Dessa reunião foi publicada a Declaração de Bonn, documento que vem afirmar a necessidade da educação propiciar o desenvolvimento das competências e habilidades para o ensino técnico, além de reafirma a necessidade da manutenção dos “quatro pilares essenciais para a educação do século XXI” (p. 8), elaborados na Conferência Internacional de Educação denominada “Todos pela Educação de Qualidade para Todos”2 (CASTRO e REGATTIERI, 2010). [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39145
ISBN: 978 85 7915 171 2
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_eve_mcfsantos.pdf2,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.