Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39075
Title in Portuguese: Uso de indicadores de desempenho no planejamento estratégica de uma instituição de ensino superior pública: estudo de caso
Author: Sousa, Ana Cléa Gomes de
Barrocas, Amélia Landim
Manço, Iracivan Araújo
Cavalcante, Elizabeth de Araújo
Rodrigues, Maxweel Veras
Keywords: Planejamento estratégico
Indicadores de desempenho
Controle estratégico
Issue Date: 2013
Citation: SOUSA, Ana Cléa Gomes de; BARROCAS, Amélia Landim; MANÇO, Iracivan Araújo; CAVALCANTE, Elizabeth Araújo; RODRIGUES, Maxweel Veras. Uso de indicadores de desempenho no planejamento estratégica de uma instituição de ensino superior pública: estudo de caso. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 11., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO, 2., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE, 4., 23 a 26 set. 2013, Curitiba, PR. Anais... Curitiba, PR, 2013. p. 2667-2681.
Abstract in Portuguese: As instituições de ensino superior (IES), sejam públicas ou privadas, são afetadas diretamente pelas mudanças do quadro nacional que, por sua vez, são focadas no contexto da sociedade globalizada. O presente estudo objetiva analisar o controle estratégico interno com base nos indicadores acadêmicos referentes à dimensão ensino, tomando como base o planejamento estratégico institucional. O estudo foi efetuado em uma unidade da Rede de Educação Profissional e Tecnológica do Estado do Ceará, cuja estrutura organizacional tem o formato multicampi. O referencial teórico versa sobre planejamento estratégico, o papel da informação no planejamento das IES e acerca do uso de indicadores de desempenho referendado em Piazza (2006), Tachizawa e Andrade (2006), Chiavenato (2004), Wright Kroll e Parnell (2007), dentre outros teóricos da temática estudada. Em virtude da natureza do problema, foi adotada uma abordagem de pesquisa qualitativa descritiva, do tipo estudo de caso. Para coletas de dados, foram utilizadas a análise documental e a entrevista estruturada. Os resultados demonstraram que a cultura de planejamento da instituição representa condição interveniente no controle estratégico; há o indicativo de um distanciamento entre o planejamento estratégico prescritivo e o vivenciado na unidade analisada, fato que fragiliza o controle estratégico no tocante à dimensão ensino na instituição em análise. Embora se tenha observado que o PAA exprime a devida flexibilidade, pois este possibilita a reciclagem das metas nele contidas para o ano em curso, por meio de adiamento e/ou inserção de novas metas rumo à consecução dos objetivos estratégicos estabelecidos no âmbito do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), ainda assim é latente o risco de este instrumento transformar-se em repositório de informações, dificultando que os indicadores de desempenho criados pela IES sejam efetivamente usados no controle estratégico.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39075
ISSN: 2176 1396
Appears in Collections:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013_eve_mvrodrigues.pdf250,9 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.