Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39054
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Desvalorização da docência em detrimento da pesquisa universitária |
Autor(es): | Soares, Bruna Isabel Bezerra Araújo, Regiane Rodrigues Lira, Laís Melo Lima, Gercilene Oliveira de Grangeiro, Manuela Fonseca |
Palavras-chave: | Docência universitária;Estágio de docência;Pesquisa e ensino |
Data do documento: | 2013 |
Citação: | SOARES, Bruna Isabel Bezerra; ARAÚJO, Regiane Rodrigues; LIRA, Laís Melo, LIMA, Gercilene Oliveira de; GRANGEIRO, Manuela Fonseca. Desvalorização da docência em detrimento da pesquisa universitária. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 11., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO, 2., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE, 4., 23 a 26 set. 2013, Curitiba, PR. Anais... Curitiba, PR, 2013. p. 13238-13246. |
Resumo: | Esta pesquisa tem como espaço de investigação os estudos apresentados por Almeida (2012), Lima (2012) e Severino (2008), no tocante a desvalorização da docência universitária que acontece nos cursos de pós-graduação stricto sensu, portanto, trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico e em desenvolvimento. O interesse pela temática de estudo partiu das leituras realizadas no grupo de estudo sobre estágio e docência da Universidade Estadual do Ceará – UECE. O objetivo dessa reflexão é compreender porque a procura e o interesse no que diz respeito às pontuações em eventos de natureza acadêmico-científica, se tornam tão importantes quanto à preocupação com a formação do professor para a docência universitária. Sabemos que ao longo dos tempos, a universidade adotou dois modelos de educação universitária que teve como preocupação central, o interesse com a formação de uma elite intelectual, pertencente à classe dominante. Através da Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB, Lei nº 9.394/1996, constatou-se um olhar direcionado para o exercício e a formação do magistério, ao estabelecer que este deva ser ofertado por meio dos cursos de pósgraduação, demonstrando assim, um interesse na consolidação permanente da formação docente. Nesse sentido, surge a inquietação: por que os cursos de pós-graduação stricto sensu tem se preocupado em larga escala com a formação dos professores no âmbito da pesquisa, deixando assim, de requerer maior atenção aos saberes da docência? O propósito aqui não é questionar a função social desempenhada pela comunidade acadêmica, através da pesquisa, sendo esta considerada um dos eixos imprescindíveis à formação docente, mas, sobretudo, propor um entendimento de que ensino e pesquisa são indissociáveis. Concluímos, que em meio ao contexto da referida mediação pedagógica, vê-se a necessidade de articulação entre teoria e prática. Assim sendo, a pesquisa e o ensino, devem ser uma ação constante da práxis docente |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39054 |
ISSN: | 2176-1396 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_eve_ifgranjeiro.pdf | 123,73 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.