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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39052
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Avaliação da aprendizagem na educação de jovens e adultos: olhar sobre a perspectiva discente |
Autor(es): | Sousa, Ana Cléa Gomes de Barrocas, Amélia Landim Cavalcante, Elizabeth de Araújo Manço, Iracivan Araújo |
Palavras-chave: | Avaliação;Aprendizagem;EJA |
Data do documento: | 2013 |
Citação: | SOUSA, Ana Cléa Gomes de; BARROCAS, Amélia Landim; CAVALCANTE, Elizabeth de Araújo, MANÇO, Iracivan Araújo. Avaliação da aprendizagem na educação de jovens e adultos: olhar sobre a perspectiva discente. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 11., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO, 2., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE, 4., 23 a 26 set. 2013, Curitiba, PR. Anais... Curitiba, PR, 2013. p. 3157-3168. |
Resumo: | Este trabalho é resultado da pesquisa realizada no curso de especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), no Instituto Federal do Ceará – IFCE, e tem o objetivo de analisar a concepção de avaliação da aprendizagem como instrumento do processo de construção do conhecimento a partir da perspectiva dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em relação às práticas avaliativas vivenciadas nesta modalidade de ensino. O estudo explora o resultado de uma investigação realizada com os alunos do segmento IV de uma escola da Rede Municipal do Ceará, no ano de 2011. O arcabouço teórico fundamenta-se nas proposições de Luckesi (2008; 2011), Hoffmann (2005), Libaneo (2008) e Barcelos (2010), dentre outros estudiosos da temática investigada. Em virtude da natureza do problema adota-se uma abordagem de pesquisa qualitativa descritiva do tipo estudo de caso. Para coleta de dados utilizou-se um questionário com questões abertas e fechadas. Os resultados apresentam-se em duas categorias temáticas: a primeira versa sobre as concepções da avaliação na perspectiva dos alunos e a segunda discute o significado dos momentos avaliativos vivenciados pelos respondentes. É possível concluir que os alunos consideram o ato de avaliar importante para a aprendizagem, embora a maioria dos respondentes utilize o termo avaliação como sinônimo apenas de atribuição de notas. Há muito a ser explorado acerca das perspectivas dos alunos da EJA no que tange à avaliação. A pesquisa busca contribuir para a ampliação do debate sobre a temática, pois, apesar de ser uma área bastante investigada por estudiosos da educação, faz-se necessário empreender novos aprofundamentos acerca da avaliação da aprendizagem na EJA. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39052 |
ISBN: | 2176 1396 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
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