Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39035
Title in Portuguese: Letramento/alfabetização com jogos pedagogicos: contribuições do PIBID de pedagogia da UFC
Author: Ferreira, Antônia Fernandes
Noronha, Alan Abreu
Silva, Maria José Albuquerque da
Keywords: Letramento/alfabetização
Jogos pedagógicos
PIBID
Issue Date: 2016
Citation: FERREIRA, Antônia Fernandes; NORONHA, Alan Abreu; SILVA, Maria José Albuquerque da. Letramento/alfabetização com jogos pedagogicos: contribuições do PIBID de pedagogia da UFC. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA. EDUCAÇÃO EM/PARA DIREITOS HUMANOS, DIVERSIDADE, ÉTICA E CIDADANIA, 8., 09 a 12 nov. 2016. São Luiz, (MA). Anais... São Luiz (MA), 2016.
Abstract in Portuguese: O texto expõe sobre experiência vivenciada na rede Municipal de Ensino em Fortaleza/Cé, no 1º e 2º ano do Ensino Fundamental, pelos licenciandos de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará e bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID). O objetivo foi discorrer acerca da eficácia do apoio pedagógico realizado pelos bolsistas às crianças de turmas dos anos iniciais do ensino fundamental, com dificuldade no processo da aprendizagem, mais especificamente, no letramento e alfabetização. O referencial teórico se apoia nos estudos de Ferreiro (1999), Leal, Albuquerque e Rios (2005), Soares (2015) e Vygotsky (2000). O percurso metodológico é de cunho qualitativo recorrendo a atividades lúdicas por meio de jogos pedagógicos. Os resultados revelam o envolvimento das crianças nas ações propostas, tendo como circunstância a extensa e contínua evolução na aquisição da leitura e da escrita.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39035
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN: 2316-1086
Appears in Collections:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_eve_mjasilva.pdf166,41 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.