Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39035
Tipo: Artigo de Evento
Título: Letramento/alfabetização com jogos pedagogicos: contribuições do PIBID de pedagogia da UFC
Autor(es): Ferreira, Antônia Fernandes
Noronha, Alan Abreu
Silva, Maria José Albuquerque da
Palavras-chave: Letramento/alfabetização;Jogos pedagógicos;PIBID
Data do documento: 2016
Citação: FERREIRA, Antônia Fernandes; NORONHA, Alan Abreu; SILVA, Maria José Albuquerque da. Letramento/alfabetização com jogos pedagogicos: contribuições do PIBID de pedagogia da UFC. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA. EDUCAÇÃO EM/PARA DIREITOS HUMANOS, DIVERSIDADE, ÉTICA E CIDADANIA, 8., 09 a 12 nov. 2016. São Luiz, (MA). Anais... São Luiz (MA), 2016.
Resumo: O texto expõe sobre experiência vivenciada na rede Municipal de Ensino em Fortaleza/Cé, no 1º e 2º ano do Ensino Fundamental, pelos licenciandos de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará e bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID). O objetivo foi discorrer acerca da eficácia do apoio pedagógico realizado pelos bolsistas às crianças de turmas dos anos iniciais do ensino fundamental, com dificuldade no processo da aprendizagem, mais especificamente, no letramento e alfabetização. O referencial teórico se apoia nos estudos de Ferreiro (1999), Leal, Albuquerque e Rios (2005), Soares (2015) e Vygotsky (2000). O percurso metodológico é de cunho qualitativo recorrendo a atividades lúdicas por meio de jogos pedagógicos. Os resultados revelam o envolvimento das crianças nas ações propostas, tendo como circunstância a extensa e contínua evolução na aquisição da leitura e da escrita.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39035
ISSN: 2316-1086
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_eve_mjasilva.pdf166,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.