Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39034
Title in Portuguese: O hospital como espaço de atuação de profissionais da educação
Author: Maia, Ricardo Hélio Chaves
Haiashida, Keila Andrade
Keywords: Saúde
Educação
Campo de atuação
Issue Date: 2016
Citation: MAIA, Ricardo Hélio Chaves; HAIASHIDA, Keila Andrade. O hospital como espaço de atuação de profissionais da educação. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA. EDUCAÇÃO EM/PARA DIREITOS HUMANOS, DIVERSIDADE, ÉTICA E CIDADANIA, 8., 09 a 12 nov. 2016, São Luiz (MA). Anais... São Luiz (MA), 2016.
Abstract in Portuguese: A inserção profissional dos profissionais da educação, durante muito tempo ficou restrita aos espaços escolares, onde ainda estão a maioria destes profissionais. Neste século, entretanto, o pedagogo expandiu seu campo de atuação para outros espaços, como os espaços não escolares. Assim, o objetivo da pesquisa foi analisar como tem sido a inserção dos profissionais da educação nos hospitais. Para tanto realizamos um levantamento bibliográfico para identificação dos principais autores e obras que abordam essa temática. Os pedagogos têm se inserido nos hospitais nas classes hospitalares ou realizando acompanhamento pedagógico de pacientes internados por longos períodos. O atendimento pedagógico nos hospitais é reconhecido pela legislação brasileira como direito a continuidade de escolarizações por crianças e adolescentes que se encontram hospitalizadas. Esta modalidade de atendimento objetiva atender pedagógico-educacionalmente as necessidades do desenvolvimento psíquico e cognitivo de crianças e jovens que, dadas as suas condições especiais de saúde, encontram-se impossibilitados de frequentar a escola.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39034
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN: 2316-1086
Appears in Collections:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_eve_kahaishida4.pdf157,6 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.