Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39031
Tipo: Artigo de Evento
Título: Biografia de um educador
Autor(es): Haiashida, Keila Andrade
Palavras-chave: Biografia;Memória;Educação
Data do documento: 2016
Citação: HAIASHIDA, Keila Andrade. Biografia de um educador. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA. EDUCAÇÃO EM/PARA DIREITOS HUMANOS, DIVERSIDADE, ÉTICA E CIDADANIA, 8., 09 a 12 nov. 2016, São Luiz (MA). Anais... São Luiz (MA), 2016.
Resumo: Este trabalho objetivou conhecer a trajetória individual de um educador, para articular a narrativa biográfica às suas implicações no processo de interiorização do ensino superior na região do sertão central cearense. Evidenciamos que esse é um estudo historiográfico realizado por intermédio de diversas fontes orais e escritas. O professor biografado teve e tem um papel de destaque na educação, especialmente superior, no município de Quixadá. Os resultados indicam que ele foi partícipe de todas as ações que culminaram na criação da Faculdade de Educação, Ciência e Letras do Sertão Central (FECLESC), unidade acadêmica da Universidade Estadual do Ceará (UECE), dentre as quais destacamos sua atuação nas escolas da região; a assunção do cargo de diretor do Departamento de Educação (1973-1977). A presidência da Fundação Educacional do Sertão Central (FUNESC). A direção da Faculdade de Filosofia João XXIII, posteriormente nomeada de FECLESC e a direção da FECLESC.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39031
ISSN: 2316-1086
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_eve_kahaiashida.pdf172,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.