Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39029
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | A interação social nos estudos de Jean Piaget |
Autor(es): | Andrade, Jakeline Alencar |
Palavras-chave: | Epistemologia genética;Relações interpessoais;Desenvolvimento moral |
Data do documento: | 2016 |
Citação: | ANDRADE, Jakeline Alencar. A interação social nos estudos de Jean Piaget. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA. EDUCAÇÃO EM/PARA DIREITOS HUMANOS, DIVERSIDADE, ÉTICA E CIDADANIA, 8., 09 a 12 nov. 2016, São Luiz (MA). Anais... São Luiz (MA), 2016. |
Resumo: | Os estudos da Epistemologia Genética repercutiram nas áreas das ciências humanas com destaque para a psicologia da criança e a educação. A tese interacionista do desenvolvimento cognitivo requer a consideração de fatores endógenos e exógenos atuando na construção de um sujeito psicológico, epistemológico e sócio-afetivo. No entanto, a Epistemologia Genética tem sido comumente reduzida ao enfoque do desenvolvimento cognitivo em detrimento do interindividual/social; tal visão acarretou muitas críticas no percurso da teoria piagetiana no Brasil. Nosso objetivo é explicitar o desenvolvimento psicológico e social até a conquista da autonomia, ponto de partida e chegada do sujeito coordenador de suas ações sociais. Vamos acompanhar Jean Piaget até o conceito de cooperação e autonomia. Iniciamos com sua empreitada em busca da gênese do conhecimento humano e seus principais pontos de apoio, desde sua precoce iniciação científica até a consolidação da Epistemologia Genética como teoria essencial ao entendimento do desenvolvimento humano. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39029 |
ISSN: | 2316-1086 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_eve_jaandrade.pdf | 180,21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.