Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38965
Tipo: Artigo de Evento
Título: A escola secundária cearense no período de 1918-1930: uma conversa com as fontes primárias do Liceu do Ceará
Autor(es): Oliveira, Joyce Carneiro de
Ciasca, Maria Isabel Filgueiras Lima
Palavras-chave: I Guerra Mundial;Liceu do Ceará;Leis Orgânicas do Ensino
Data do documento: 2010
Citação: OLIVEIRA, Joyce Carneiro de; CIASCA, Maria Isabel Filgueiras Lima. A escola secundária cearense no período de 1918-1930: uma conversa com as fontes primárias do Liceu do Ceará. In: CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. INFÂNCIA, JUVENTUDE, E RELAÇÕES DE GÊNERO NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 8., 22 a 25 ago. 2010. São Luiz, (MA). Anais... São Luiz (MA), 2010.
Resumo: Esse trabalho surge com o propósito de discutir o ensino secundário cearense após a I Guerra Mundial (1918) até o final da I República (1930), com o intuito de observar as reformas implantadas e as modificações que ocorriam na escola, tanto em decorrências dos decretos e leis, como pela atuação dos sujeitos que dela faziam parte. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental, pautada em análise minuciosa de documentos oficias como Decretos, Mensagens de Governo, Leis, Livros de Atas, Diários de Classe e Regimentos Internos do próprio Liceu do Ceará. A coleta de dados ocorreu no ano de 2006 nos arquivos públicos de Fortaleza e nos arquivos do próprio Liceu do Ceará. É preciso dizer que, durante todo o período da Primeira República, até a década de 1940, quando foram criadas as Leis Orgânicas do Ensino, as reformas implantadas tentaram dar ao ensino secundário um sentido que fosse além do caráter preparatório, alcançando verdadeira formação educativa. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38965
ISBN: 978-85-7862-139-1
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGH - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_eve_jcdeoliveira.pdf950,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.