Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38942
Tipo: Artigo de Evento
Título: Entre o "Asilo dos Deuses Inválidos" e as Cidades Mortas: os tempos da nação nos escritos de Monteiro Lobato (1914-1927)
Autor(es): Carvalho, Daniel Alencar de
Palavras-chave: Ciência dos homens, no tempo;Marc Bloch
Data do documento: 2014
Citação: CARVALHO, Daniel Alencar de. Entre o "Asilo dos Deuses Inválidos" e as Cidades Mortas: os tempos da nação nos escritos de Monteiro Lobato (1914-1927). In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA CULTURAL. HISTÓRIA CULTURAL: ESCRITAS, CIRCULAÇÃO, LEITURAS E RECEPÇÕES, 7., 10 a 14 nov. 2014, São Paulo (SP). Anais... São Paulo (SP), 2014.
Resumo: Ciência “dos homens, no tempo”. Com estas poucas palavras, Marc Bloch define o campo de investigação dos historiadores, que, semelhante ao ogro da lenda, retomando uma metáfora do autor, “onde fareja carne humana, sabe que ali está sua caça”1. Decerto, ainda com o historiador francês, poucas áreas do conhecimento abstraem do tempo, mas poucos profissionais assumem esta dimensão existencial de forma tão visceral quanto os historiadores: “A atmosfera em que seu pensamento respira naturalmente é a categoria da duração”2. Embora algumas considerações do manual de Bloch possam ser questionadas, tendo em vista o meio século decorrido de sua produção e o caráter inconcluso da obra, a centralidade do tempo na produção do conhecimento histórico é inconteste. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38942
ISBN: 978-85-67476-12-4
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGH - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_dacarvalho.pdf907,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.