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Tipo: Dissertação
Título: Estudo comparativo do uso de métodos do diagnóstico por imagem no ensino da anatomia humana na formação do tecnólogo em radiologia.
Autor(es): Feitoza, Alonso Átila Pires
Orientador: Rodrigues, Maria do Socorro de Sousa
Palavras-chave: Anatomia;Educação Superior;Radiologia;Diagnóstico por imagem
Data do documento: 2019
Citação: FEITOZA, Alonso Átila Pires. Estudo comparativo do uso de métodos do diagnóstico por imagem no ensino da anatomia humana na formação do tecnólogo em radiologia. 2019. 156f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Fortaleza (CE), 2019.
Resumo: O ensino da Anatomia Humana (AH) no Curso Superior de Tecnologia (CST) em Radiologia é fundamental para a formação do profissional da área. Sem esse conhecimento, é impossível a leitura adequada da imagem do corpo humano na complementação dos planejamentos e diagnósticos de patologias. Os resultados do Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enade) no referido curso, no Brasil, nos últimos ciclos (2007 a 2016), denotam desempenho insatisfatório dos estudantes em conteúdos de AH. O desempenho insuficiente e contínuo dos estudantes no Enade, indaga-se quanto á metodologia utilizada na disciplina Anatomia Humana no CST em Radiologia. Este estudo tem como objetivo avaliar as percepções e o desempenho dos discentes do CST em Radiologia, antes e depois do uso de métodos do diagnóstico por imagem associados à Neuroanatomia Humana (NH). Trata-se, portanto, de uma pesquisa-ação, com a intervenção de cursos de aperfeiçoamento com e sem o uso de imagem, em grupos (controle e experimental). O universo da pesquisa é composto de alunos dos CST em Radiologia do Estado do Ceará e a amostra são 46 estudantes. Para avaliar as percepções, foi utilizado uma adaptação ao questionário, Student Evaluation Educacional Quality (SEEQ). Os resultados demonstram, que os alunos concordam que o ensino da Anatomia Humana é mais bem compreendido quando associado a métodos de imagens, com uma taxa global de 4,9 em uma escala de Likert de cinco categorias. Para avaliar o desempenho, foram realizadas inferências estatísticas, mediante testes de hipóteses paramétricos e não paramétricos. Quanto ao desempenho, ambos os grupos tinham médias muito inferiores à média aceitável (5,5), determinada no início do estudo, apresentando média de 1,45 e desvio padrão (DP) de 0,58 para o grupo-controle e para o grupo experimental média de 1,65 com DP de 0,88, revelando baixa proficiência em Neuroanatomia Humana. As intervenções foram capazes de modificar a realidade de aprendizagem dos estudantes, onde o grupo-controle obteve média de 4,17 e DP de 1,69. Já o grupo experimental, por meio de uma metodologia alternativa, com o uso de recursos digitais e métodos do diagnóstico por imagens, obteve um melhor desempenho com média de 5,69 e DP de 1,88. Os testes estatísticos demonstram que o grupo experimental, teve melhor desempenho ao final do curso de aperfeiçoamento.
Abstract: The teaching of Human Anatomy (AH) in the Superior Course of Technology (CST) in Radiology is fundamental for the training of the professional of the area. Without this knowledge, it is impossible to adequately read the image of the human body in complementing the plans and diagnoses of pathologies. The results of the National Student Performance Examination (Enade) in this course, in Brazil, in the last cycles (2007 to 2016), denote students' unsatisfactory performance in AH content. The insufficient and continuous performance of the students in the Enade, inquires about the methodology used in the discipline Human Anatomy in the CST in Radiology. This study aims to evaluate the perceptions and performance of CST students in Radiology before and after the use of imaging methods associated with Human Neuroanatomy (NH). It is, therefore, an action research, with the intervention of courses of improvement with and without the use of image, in groups (control and experimental). The research universe is composed of students of the CST in Radiology of the State of Ceará and the samples are 46 students. To evaluate the perceptions, an adaptation to the questionnaire, Student Evaluation Educational Quality (SEEQ) was used. The results demonstrate that students agree that the teaching of Human Anatomy is better understood when associated with imaging methods, with an overall rate of 4.9 on a Likert scale of five categories. In order to evaluate performance, statistical inferences were made by means of parametric and non-parametric hypothesis tests. Regarding performance, both groups had averages well below the acceptable mean (5.5) determined at the beginning of the study, with a mean of 1.45 and a standard deviation (SD) of 0.58 for the control group and for the group experimental group of 1.65 with SD of 0.88, revealing low proficiency in Human Neuroanatomy. Interventions were able to modify students' learning reality, where the control group obtained a mean of 4.17 SD of 1.69. The experimental group, using an alternative methodology, with the use of digital resources and methods of image diagnosis, obtained a better performance with a mean of 5.69 and SD of 1.88. Statistical tests show that the experimental group performed better at the end of the training course.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38932
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