Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38927
Tipo: Artigo de Evento
Título: Contribuições das professoras supervisoras bolsistas do PIBID para formação docente de graduandos do curso de Pedagogia/UFC
Autor(es): Ferreira, Antônia Fernandes
Linhares, Janne Mary Alves
Cordeiro, Raimunda Maria de Abreu
Oliveira, Sâmia Mendes Gonçalves de
Chagas, Yasodaria Maria Mota
Silva, Maria José Albuquerque da
Palavras-chave: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID);Bolsista;Qualidade na educação
Data do documento: 2014
Citação: FERREIRA, Antônia Fernandes; LINHARES, Janne Mary Alves; CORDEIRO, Raimunda Maria de Abreu; OLIVEIRA, Sâmia Mendes Gonçalves de; CHAGAS, Yasodaria Maria Mota; SILVA, Maria José Albuquerque da. Contribuições das professoras supervisoras bolsistas do PIBID para formação docente de graduandos do curso de Pedagogia/UFC. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, 6., 30 jul. a 01 ago. 2014, Santa Maria, Rio Grande do Sul. Anais... Santa Maria, Rio Grande do Sul, 2014
Resumo: Este artigo objetiva evidenciar contribuições de três professoras supervisoras bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), para a formação docente de licenciandos do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará, também bolsistas do programa em atividades desenvolvidas junto à educação infantil e Ensino Fundamental I, ou seja, do 1º ao 5º ano, em três instituições de ensino da rede municipal de ensino de Fortaleza/CE, a saber, escolas: Alvorada, Martinz de Aguiar e Santos Dumont. Este trabalho é resultado de uma pesquisa realizada pelas professoras supervisoras com licenciandos do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará (UFC), ambos bolsistas do PIBID, acerca de suas contribuições para a formação docente destes alunos. O tema educação suscita várias questões, entre elas: processo de ensino e aprendizagem, formação docente, avaliação da aprendizagem, políticas públicas, entre outras. Porém, todas elas têm em comum um aspecto desejado por muitos que atuam nessa área, a saber: qualidade. Não há como pensar qualidade na educação sem considerar a formação, a prática docente e a valorização profissional, pois esses são alguns dos elementos que motivam o professor para uma atuação compromissada, competente e criativa. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38927
ISSN: 2316-1086
Aparece nas coleções:DTPE - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_eve_ymmchagas.pdf184 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.