Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38920
Title in Portuguese: O trabalho no PIBID com alunos do ensino fundamental I: a ludicidade na construção de uma aprendizagem significativa
Author: Costa, Maria Aline Pereira da
Liberato, Germana Beatriz Barros
Feijão, Marcela Gadelha
Barbosa, Jéssica de Castro
Silva, Maria José Albuquerque da
Keywords: Ludicidade
Proposta educativa
Educação infantil
Issue Date: 2014
Citation: COSTA, Maria Aline Pereira da; LIBERATO, Germana Beatriz Barros; FEIJÃO, Marcela Gadelha; BARBOSA, Jéssica de Castro; SILVA, Maria José Albuquerque da. O trabalho no PIBID com alunos do ensino fundamental I: a ludicidade na construção de uma aprendizagem significativa. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, 6., 30 jul. a 01 ago. 2014, Santa Maria, Rio Grande do Sul. Anais... Santa Maria, Rio Grande do Sul, 2014.
Abstract in Portuguese: A ludicidade é tema em destaque no cenário nacional nas discussões voltadas para práticas pedagógicas, especialmente na Educação Infantil, por ser o brinquedo a essência da infância e a sua utilização permitir um trabalho pedagógico que possibilita a aquisição de conhecimentos, de aprendizagem e do desenvolvimento cognitivo e social da criança. Segundo Corsino (2009) as brincadeiras são elementos importantes para o desenvolvimento da criança em sua trajetória escolar, pois: A brincadeira infantil constitui-se numa atividade em que as crianças sozinhas ou em grupo procuram compreender o mundo e as ações humanas, devendo ser concebida no cotidiano uma proposta educativa para as crianças pequenas, como inerente ao processo de construção de conhecimento, de comunicação, de troca e experiência de cultura. (apud GEBIEN, 2001, p. 11). [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38920
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN: 2316-1086
Appears in Collections:DTPE - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014_eve_mapcosta.pdf106,84 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.