Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38908
Tipo: Artigo de Evento
Título: Revista Educação Nova
Autor(es): Ciasca, Maria Isabel Filgueiras Lima
Costa, Aline Gomes da
Palavras-chave: História da Educação do Ceará;Escola Nova;Revista Educação Nova
Data do documento: 2011
Citação: CIASCA, Maria Isabel Filgueiras Lima; COSTA, Aline Gomes da. Revista Educação Nova. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 6., 16 a 19 maio 2011, Vitória (ES). Anais... Vitória (ES), 2011.
Resumo: O presente artigo busca resgatar das páginas da História da Educação do Ceará um meio de veiculação das idéias da Escola Nova que nos anos de 1932 e 33 ofereceu ao professorado do estado, assim como a toda sociedade, artigos, notícias, levantamentos estatísticos, sugestões de plano de aula, entre outras tipologias de textos que abordassem aspectos relevantes da educação. Este meio foi a Revista “Educação Nova”. A referida revista ficava sob a tutela da Diretoria de Instrução Pública, que tinha como seu diretor, o Dr. Moreira de Sousa e como Redator-Chefe o jovem Inspetor Regional de Ensino e bacharelando de direito Antonio Filgueiras Lima (CIASCA, 2005). O Ceará, nesta ocasião, estava sob o comando do Interventor Federal Capitão Roberto Carneiro de Mendonça, nomeado pelo então Presidente Vargas. A Revista teve seu primeiro número publicado em junho de 1932, seguidos dos número 2 em Agosto, número 3 em outubro, número 4 em dezembro do mesmo ano, e sua última publicação em abril de 1933. A pesquisa para a construção do trabalho em tela foi bibliográfica, no que diz respeito aos atores envolvidos e contextos político e educacional do período, assim como documental, tendo em mãos os cinco exemplares da revista em questão, obtidos no acervo pessoal da família de Filgueiras Lima, e jornais da época que relatavam a repercussão da publicação. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38908
ISSN: 2236-1855
Aparece nas coleções:DTPE - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_eve_miflciasca.pdf313,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.