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Title in Portuguese: Avaliação de clima organizacional: um estudo do Departamento de Desenvolvimento de Pessoal da Universidade Federal do Ceará
Author: Maia, Lúcia de Fátima Rocha Bezerra
Oliveira, Maia Joana D'arc de
Keywords: Ensino-pesquisa-extensao
Avaliação educacional
Issue Date: 2005
Citation: MAIA, Lúcia de Fátima Rocha Bezerra; OLIVEIRA, Joana D'arc de. Avaliação de clima organizacional: um estudo do Departamento de Desenvolvimento de Pessoal da Universidade Federal do Ceará. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2., 17 a 19 nov. 2005, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC/FACED/NAVE, 2005.
Abstract in Portuguese: A avaliação na Universidade visa analisar a qualidade de seus processos, construídos nas relações que se consolidam no seu cotidiano em busca de melhores resultados. Nessa perspectiva, avaliação proporciona o conhecimento da dinâmica interna da Universiade, tendo como instrumento a reflexão. Segundo Belloni (2000, p. 40), a avaliação de uma instituição educacional compreende a análise de desempenho global da instituição, considerando todos os fatores envolvidos, em fase dos objetivos ou missão da instituição, no contexto social, econômico, político e cultural na qual está inserida. Envolve avaliar seus processos de funcionamento e seus resultados, inseridos na realidade social, identificando os fatores favoráveis ao bom andamento e aqueles responsáveis pelas dificuldades com vistas a sua superação. A avaliação educacional em nível superior é complexa pela capacidade de cumprir as funções de ensino, pesquisa, extensão e gestão de forma integrada. Nesse prisma, a avaliação necessita de propósitos coerentes com o seu projeto político-pedagógico. Uma instituição de ensino superior precisa ser avaliada em suas múltiplas finalidades, enfocando as funções desse processo. Dias sobrinho ( 1977) enfoca duas finalidades essenciais: a somativa e a formativa. A somativa refere-se a orientação em relação a avaliar ações ou produtos já concretizados. As entidades governamentais pretendem mensurar, comparar e classificar cursos e instituições, segundo indicadores de produtividade e eficiência. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38868
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISBN: 85-7485-091-8
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