Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38854
Tipo: Artigo de Evento
Título: A abordagem do diabetes mellitus em Curso de Graduação na área da saúde da Universidade de Fortaleza
Autor(es): Monteiro, Luciana Zaranza
Almeida, Renata Parente de
Catrib, Ana Maria Fontenelle
Montenegro Júnior, Renan Magalhães
Palavras-chave: Diabetes mellitus;Distúrbios metabólicos;Desenvolvimento econômico-social
Data do documento: 2005
Citação: MONTEIRO, Luciana Zaranza; ALMEIDA, Renata Parente de; CATRIB, Ana Maria Fontenelle; MONTENEGRO JÚNIOR, Renan Magalhães. A abordagem do diabetes mellitus em Curso de Graduação na área da saúde da Universidade de Fortaleza. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2., 17 a 19 nov. 2005, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC/FACED/NAVE, 2005.
Resumo: O diabetes mellitus (DM) constitui um grupo de distúrbios metabólicos caracterizados por níveis sangüíneos elevados de glicose, que resultam de defeitos na secreção de insulina e/ou da ação deste hormônio nos tecidos-alvo. (Expert Committee on the Diagnosis and Classification of Diabetes Mellitus, 1997). O DM atualmente é considerado uma das principais doenças crônicas que afetam o homem contemporâneo, acometendo populações de países em todos os estágios de desenvolvimento econômico-social. (Sociedade Brasileira de Diabetes, 2003) Durante o século XX, observou-se um aumento significativo na expectativa de vida, atribuído principalmente ao controle epidemiológico das doenças infecciosas e de melhores condições de higiene e alimentação. Por isso, as doenças crônicas nãoinfecciosas, como a diabetes, antes praticamente inexistente, tiveram um importante aumento de prevalência, com um grande impacto econômico e social. Dessa forma, a doença, que era rara, é hoje e também será no decorrer do século XXI um dos maiores problemas de saúde pública mundiais, por apresentar elevada prevalência e evoluir com complicações, resultando em importante morbidade e mortalidade. (Gomes & Fuks, 2002).[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38854
ISBN: 85-7485-091-8
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2005_eve_lzmonteiro.pdf108,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.