Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38836
Tipo: Artigo de Evento
Título: Construção e validação de Uma Escala de Opinião para avaliação da ação docente de professores de Educação Física
Autor(es): Soares, Edson Silva
Trompieri Filho, Nicolino
Palavras-chave: Conhecimento acadêmico;Prática profissional
Data do documento: 2005
Citação: SOARES, Edson Silva; TROMPIERI FILHO, Nicolino. Construção e validação de Uma Escala de Opinião para avaliação da ação docente de professores de Educação Física. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2., 17 a 19 nov. 2005, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC/FACED/NAVE, 2005.
Resumo: A importância da inter-relação conhecimento acadêmico e prática profissional (práxis) é um tema bastante polêmico no campo da docência em Educação Física. Alguns professores da área relatam que o seu conhecimento sobre a prática docente foram construídos apenas pela ação de ministrar aulas, desmerecendo a necessidade de dominar a teoria. Fato parecido ocorre com os acadêmicos dos cursos de Educação Física que, sobre os conhecimentos teóricos, relatam serem estes distantes da realidade e de difícil aplicabilidade. Porém, outros profissionais revelam que ocorreu uma mudança e melhoria de suas intervenções práticas depois de terem acesso ao conhecimento acadêmico (que engloba o conhecimento específico da área e o conhecimento didático) e que este é fundamental como guia de suas ações. Assim, considerando sua importância, o objetivo do trabalho é situar a posição dos alunos que cursam as instituições de ensino superior em Educação Física, em Fortaleza, em relação à valorização dos saberes da formação docente.[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38836
ISBN: 85-7485-091-8
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2005_eve_esilvasoares.pdf111,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.