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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38802
Tipo: | Dissertação |
Título: | Avaliação Ex post dos impactos ambientais na qualidade da água do mar da atividade portuária – estudo de caso do terminal portuário do Pecém |
Título em inglês: | Ex post assessment of environmental impacts on seawater quality of port activity - case study of the Pecém port terminal |
Autor(es): | Ferreira, Wagner Monteiro |
Orientador: | Nunes, Ana Bárbara de Araújo |
Palavras-chave: | Saneamento;Licenças ambientais;Água - Qualidade;Monitoramento ambiental;Impacto ambiental;Environmental licensing;Pecém port terminal;Water quality |
Data do documento: | 2018 |
Citação: | FERREIRA, W. M. Avaliação Ex post dos impactos ambientais na qualidade da água do mar da atividade portuária – estudo de caso do terminal portuário do Pecém. 2018. 163 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil)-Centro de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil: Saneamento Ambiental, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018. |
Resumo: | A lenta evolução da legislação, relacionada ao processo de licenciamento no Brasil, proporciona um cenário favorável a discussões, principalmente relacionado à competência. O histórico do processo de licenciamento, na fase inicial, do Terminal Portuário do Pecém é um excelente exemplo de um empreendimento que passou por conflitos de competências. A elaboração dos estudos ambientais realizados através de um consenso de uma equipe multidisciplinar é uma das formas de se amenizar a característica qualitativa dos estudos ambientais. Porém fatores como a formação profissional e a experiência, na área do empreendimento analisado dos membros da equipe multidisciplinar, podem gerar avaliações bem diferentes. Tal divergência é um dos fatores que levaram ao objetivo desta pesquisa: propor uma avaliação ex post dos impactos ambientais da atividade portuária. Para isso foi escolhido o impacto na qualidade da água do mar. Com isso, o programa de monitoramento da qualidade da água do mar foi a fonte dos dados analisados. Foram avaliados dados secundários de 5 campanhas de monitoramento, com 20 pontos amostrais distintos e coletados em três profundidades obtidos do programa de monitoramento da qualidade da água do Terminal realizado por empresa contratada pelo Terminal. Foram analisados 64 parâmetros físico-químicos e biológicos, totalizando 19.200 resultados. Após um tratamento do volume de informação encontrada, inclusive com a aplicação do método Ad-Hoc com consulta aos especialistas através de aplicação de um questionário, com o intuito de desprezar toda e qualquer informação sem relevância, e uma análise estatística descritiva dos dados remanescentes, foi possível avaliar que o impacto ambiental causado na qualidade da água do mar devido à atividade portuária do Terminal do Pecém não foi significativo no período analisado do estudo. |
Abstract: | The slow evolution of legislation, related to the licensing process in Brazil, provides a favorable scenario for discussions, mainly related to competence. The history of the licensing process, in the initial phase, of the Pecém Port Terminal is an excellent example of an enterprise that has experienced conflicts of competencies. The elaboration of environmental studies carried out through a consensus of a multidisciplinary team is one way of mitigating the qualitative characteristic of environmental studies. However, factors such as professional training and experience in the area of the analyzed enterprise of the members of the multidisciplinary team, can generate very different evaluations. Such divergence is one of the factors that led to the objective of this research: to propose an ex post evaluation of the environmental impacts of the port activity. For this, the impact on the quality of sea water was chosen. With this, the seawater quality monitoring program was the source of the analyzed data. Secondary data from 5 monitoring campaigns were evaluated, with 20 different sampling points and collected at three depths obtained from the terminal's water quality monitoring program carried out by a company contracted by the Terminal. Sixty-four physical-chemical and biological parameters were analyzed, totaling 19,200 results. After a treatment of the volume of information found, including the application of the Ad-Hoc method with consultation to the specialists through the application of a questionnaire, with the purpose of despising any and all information without relevance, and a descriptive statistical analysis of the remaining data, it was possible to evaluate that the environmental impact caused in the quality of the sea water due to the port activity of the Terminal of the Pecém was not significant. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38802 |
Aparece nas coleções: | DEHA - Dissertações defendidas na UFC |
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