Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38798
Title in Portuguese: Co.nhe.cer: histórias e relações com a educação de jovens e adultos em Fortaleza
Author: Alcantara, Larissa Wenya Sousa
Chagas, Letícia Alves
Advisor(s): Silva, Naiana Rodrigues da
Keywords: Documentário
Educação de Jovens e Adultos
EJA
Alfabetização de idosos
Idoso
Incentivo à leitura
Biblioteca escolar
Letramento
Sala de aula
Educação básica
Ensino público
Evasão escolar
Analfabetismo
Movimento Brasileiro de Alfabetização
Mobral
Educação na Ditadura Militar
Educação inclusiva
Educação especial
Issue Date: 2016
Publisher: Nathanael Filgueiras (edição) e Daniel Duarte (finalização)
Citation: ALCANTARA, Larissa Wenya Sousa; CHAGAS, Letícia Alves. Co.nhe.cer: histórias e relações com a educação de jovens e adultos em Fortaleza. Orientação de Naiana Rodrigues da Silva. Fortaleza, 2016. 1 vídeo (45 min), 4,91 GB, formato MP4.
Abstract in Portuguese: O documentário apresenta ao telespectador, através do relato de treze personagens - entre alunos, professores, diretora e coordenadora - as características e a história da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Fortaleza. Ao mesmo tempo, conta as histórias de estudantes que tiveram de largar o ensino formal na infância ou na adolescência, mas que decidiram voltar à escola e sonham em terminar os estudos, apesar da idade, das dificuldades e, muitas vezes, da vergonha. Caracteriza-se como uma pesquisa exploratória e de campo, na qual as autoras utilizaram entrevista semiestruturada e editaram o material com base em um roteiro, que pode ser consultado nos apêndices do relatório técnico disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/25084.
Description: Idosos concedem entrevista; Entrevistados opinam sobre o EJA; Idosos leem livros; Professora concede entrevista em biblioteca escolar; Entrada da biblioteca escolar; Idosos conversam sobre motivação e incentivo para voltar a estudar; Fachadas de escolas municipais de Fortaleza; Alunos em sala de aula no turno da noite; Entrevistados contam por que pararam de estudar; Adolescente conversa sobre ter abandonado a escola; Professora Maria José Barbosa fala sobre o EJA no Ceará; Movimento de alunos na entrada da escola no turno da noite; Professora Maria José Barbosa fala sobre políticas públicas de alfabetização; Imagens cobertas por trecho da música 'Você também é responsável', da dupla Dom e Ravel; Jornais com propagandas do Mobral durante a Ditadura Militar no Brasil; Movimento de alunos no pátio da escola; Vista panorâmica de pátio da escola vazio; Professora ministra aula de Português; Professora conversa sobre público misto em sala de aula; Entrevistados falam sobre a diferença de faixa etária em aulas do EJA; Professoras conversam sobre as dificuldades no EJA; Professoras falam sobre o despreparo profissional ao sair da Universidade; Apresentação de índices alcançados pelas escolas no Censo Escolar 2014; Entrevistadas falam sobre educação inclusiva; Aluno especial, de 23 anos, em atividade com professora; Alunos do EJA falam se pensam em desistir de frequentar a escola; Carteiras vazias em sala de aula; Professora da UFC fala sobre a escassez de recursos do FUNDEB para o EJA; Professoras do EJA falam sobre índices quantitativos; Informações sobre ameaça de fechamento de turmas de EJA; Idosos em sala de aula; Trajetória profissional da professora Maria José Barbosa; Fotos do acervo pessoal da professora Maria José Barbosa. Entrevistados: Maria das Dores (94 anos, EJA III); Evinaldo Alexandre (31 anos, EJA I); Taís Andrade (17 anos, EJA III); Francisco das Chagas (58 anos, EJA II); Regina Célia da Silva (40 anos, EJA V); Conceição do Nascimento (Diretora da E.M. Professor Martinz de Aguiar); Maria José Barbosa (Pesquisadora do Núcleo de Referência em EJA História e Memória do Ceará-UFC); Antônia Freitas (69 anos, EJA III); Rener de Souza (Coordenadora da EJA da E.M. Sinó Pinheiro); Francileide do Vale (Professora EJA 4 e 5 - E.M. José Dias Macedo); Fátima Mendes (Professora da E.M. Dolores Alcântara); Inês Almeida (Dona de casa); Maxuel Almeida (23 anos, aluno especial EJA V); Stela Oliveira (Orientadora pedagógica da E.M. José Dias Macedo).
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/25084
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38798
metadata.dc.type: Video
Appears in Collections:JORNALISMO - Documentários

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_doc_lwsalcantara_lachagas_conhecer.mp44,91 GBUnknownView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.