Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38778
Title in Portuguese: Motivações para o empreendedorismo: análise do perfil empreendedor do personagem principal do filme “Chef”
Author: Sousa, Guiomar Paula de Lima
Advisor(s): Guimarães, Daniel Barboza
Keywords: Empreendedorismo
Sucesso
Estudo observacional
Análise fílmica
Cinema
Issue Date: 2018
Citation: SOUSA, Guiomar Paula de Lima. Motivações para o empreendedorismo: análise do perfil empreendedor do personagem principal do filme “Chef”. 2018. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza, 2018.
Abstract in Portuguese: O trabalho em questão se propôs a analisar quais as principais motivações que impulsionam pessoas a praticarem o empreendedorismo, bem como elencar as principais características dos empreendedores, avaliando, pois, se essas características são impactantes para a realização da prática empreendedora e para conseqüente alcance do sucesso empreendedor. Para tanto, por meio de uma metodologia qualitativa e observacional de análise fílmica, utilizou-se como plataforma de observação o filme “Chef”, e de forma mais pontual, usou-se como objeto de análise o personagem principal do filme em questão. Assim, para fundamentação e realização da análise, efetuou-se uma revisão bibliográfica da literatura acerca do tema empreendedorismo, abordando suas origens e seus conceitos, inclusive sua atuação no Brasil, bem como discutindo o que motiva o ímpeto empreendedor e qual o perfil característico daqueles que empreendem. Posteriormente, fazendo uso da metodologia supracitada, e tendo por base a teoria contextualizada, foram verificadas e pontuadas quais as motivações que levaram o personagem principal a empreender, bem como se mapeou o perfil empreendedor do objeto de estudo, analisando ainda as características empreendedoras presentes em sua personalidade, a fim de se verificar se tais características foram decisivas para o desenvolvimento da prática empreendedora e para posterior sucesso do empreendimento. Por fim, concluiu-se que as motivações para empreender possuem natureza variada, podendo ser, ao mesmo tempo, intrínsecas e extrínsecas a aqueles que empreendem. Concluiu-se também que possuir características de personalidade empreendedora auxilia e influencia positivamente não apenas no início do processo empreendedor, mas inclusive em seu desenvolvimento e manutenção. Contudo, foi possível perceber que possuir características de personalidade empreendedora não é garantia para se tornar empreendedor, especialmente, quando se vive em sua sociedade cuja cultura não impele os indivíduos a empreender.
Abstract: The study in question aimed to analyze the main motivations that motivate people to practice entrepreneurship, as well as to highlight the main characteristics of the entrepreneurs, evaluating, therefore, if these characteristics are impacting to the accomplishment of the entrepreneurial practice and for the consequent reach of the success entrepreneur. For that, through a qualitative and observational methodology of filmic analysis, the film "Chef" was used as observation platform, and in a more punctual way, the main character of the film in question was used as the object of analysis. Thus, a bibliographical review of the literature on the subject of entrepreneurship was carried out, based on its origins and concepts, including its work in Brazil, as well as discussing what motivates the entrepreneurial momentum and what the characteristic profile of those entrepreneurs that they undertake. Subsequently, using the aforementioned methodology, and based on the contextualized theory, the motivations that led the main character to be undertaken were verified and punctuated, as well as the entrepreneur profile of the study object was mapped, analyzing also the entrepreneurial characteristics present in his personality, in order to verify if these characteristics were decisive for the development of the entrepreneurial practice and for later success of the enterprise. Finally, it was concluded that the motivations to undertake have varied nature, being at the same time intrinsic and extrinsic to those who undertake. It was also concluded that having characteristics of entrepreneurial personality helps and positively influences not only the beginning of the entrepreneurial process, but also its development and maintenance. However, it was possible to perceive that having characteristics of entrepreneurial personality is not a guarantee to become an entrepreneur, especially when living in a society whose culture does not impel individuals to undertake.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38778
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:ADMINISTRAÇÃO - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_tcc_gplsousa.pdf577,01 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.